Quinta-feira , 30 de Junho de 2022

Arimateia registra os 133 anos de fundação de Seabra

Publicado em: 16/05/2022 18:59

Deputado José de Arimateia (Republicano)
Foto: AscomALBA/Agência-ALBA
O deputado José de Arimateia (Republicanos) inseriu, na ata dos trabalhos da Casa Legislativa, uma moção de congratulação e aplausos pelo aniversário de 133 anos de fundação da cidade de Seabra, localizada na Chapada Diamantina." A data 14 de maio torna-se ainda mais oportuna para saudar este importante município e todos os seus habitantes por mais um ano de história", declarou o parlamentar, que contou, no documento enviado à Mesa Diretora, como foi a ocupação do lugar desde o início do século XVII, época do desenvolvimento das minas de ouro de Jacobina e da antiga Minas do Rio de Contas.

O deputado relata que a corte portuguesa determinou, naquele tempo, a abertura de uma estrada que ligasse os dois núcleos. Essa, que cortava as terras hoje pertencentes ao município de Seabra, atraiu os primeiros povoadores, constituídos na maior parte de lusitanos que se fixaram, organizando fazendas de criatório e lavoura. Arimatéia lembra que, de acordo com a tradição oral, o primeiro núcleo de população nasceu no local denominado Parnaíba, também situado às margens da estrada real, que servia de pouso aos viajantes e era chamado ainda de Passagem de Jacobina. O município é uma homenagem ao político José Joaquim Seabra, ex-governador da Bahia.

Seabra, com seus 45 mil habitantes, é conhecida no cenário regional por conta da variedade dos serviços disponíveis e da diversidade de seu comércio, além de sediar vários órgãos estaduais e federais. A cidade também é elogiada pela realização do Festival de Violeiros da Chapada, que acontece em outubro. "Diante de sua história centenária e importância para a Chapada, nada mais justo e oportuno que a Assembleia preste sua homenagem, destacando a passagem dos 133 anos do município de Seabra. Assim, envio, através desta moção de congratulação e aplausos, o meu abraço simbólico e os meus parabéns a esta importante cidade e seu povo querido", finalizou o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da ALBA, que pede dar ciência desta iniciativa ao prefeito Fabio Miranda de Oliveira.