Quinta-feira , 30 de Junho de 2022

Paulo Câmara resgata a rica história da cidade de Mucugê

Publicado em: 17/05/2022 07:17

Deputado Paulo Câmara (PSDB)
Foto: Arquivo/ASCOM

O deputado Paulo Câmara (PSDB) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), moção de congratulações pela passagem do aniversário de 175 anos de emancipação política de Mucugê, que é comemorado neste dia 17 de maio. “Por tudo que oferece aos baianos, ficam os parabéns a Mucugê, na passagem da sua data magna, desejando a todas as famílias muita saúde e aos seus gestores, muito sucesso na condução da administração dessa bela cidade”, afirmou o parlamentar.

Localizada na Chapada Diamantina, Mucugê tem como vizinhos os municípios de Lençóis, Palmeiras, Ibicoara, Andaraí, Boninal, Piatã e Abaíra e possui uma temperatura amena, ficando a 900 metros acima do nível do mar, tendo no Rio Paraguaçu sua principal fonte hídrica. “Os mucugeenses celebram este ano os 175 anos de fundação da querida cidade de Mucugê que traz na sua história o garimpo como pano de fundo”, acrescentou.

No documento, Paulo Câmara conta que Mucugê possui uma rica história iniciada no Ciclo Diamantífero, por volta de 1844, que perdurou por mais de um século. “Os antigos casarões coloniais de estilo português formam um legado dessa época. O Museu Vivo do Garimpo conserva a memória da atividade que foi de grande relevância para a cidade. Outra preciosidade é o Cemitério Santa Izabel, conhecido como Cemitério Bizantino, único do estilo no Brasil”, citou o parlamentar. Segundo ele, a cidade volta ao seu rumo de crescimento a partir dos anos 90, através do desenvolvimento do turismo e agronegócios. A implementação da agricultura mecanizada com a utilização das atuais tecnologias permite a otimização das produções como o café tipo exportação e a uva.

Ele citou também como importantes também as produções de hortaliças, batata, frutas e outros, sem esquecer da famosa flor Sempre Viva, que vem sendo objeto de estudos de pesquisa para sua conservação e produção. “Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional e por ser rodeada por serras, grutas, rios e cachoeiras, Mucugê contém forte inclinação para o turismo cultural e ecológico com esportes de aventura”, concluiu Câmara.