Quinta-feira , 30 de Junho de 2022

MÍDIA CENTER

Projeto estabelece semana de prevenção da violência nas escolas

Publicado em: 17/05/2022 19:59
Editoria: Notícia

Deputado Jurailton Santos (Republicanos)
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA
O deputado Jurailton Santos (Republicanos) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), projeto de lei que institui a Semana Estadual de Conscientização e Prevenção da Violência nas Escolas da Bahia. Segundo a proposta, a campanha será realizada anualmente na rede estadual de ensino público e privado, sempre na segunda semana do mês de abril.


De acordo com Jurailton, a iniciativa visa alcançar objetivos diversos, como estimular a comunidade escolar e acadêmica a refletir sobre a importância de conciliar conflitos pessoais e de terceiros. Também tem como missão incentivar a utilização de meios alternativos para solucionar divergências sem violência e de evitar a injúria, a calúnia e a difamação.


“O projeto busca instituir a Semana Estadual de Conscientização e Prevenção da Violência nas Escolas, na formação educacional do jovem por meio da inclusão dos responsáveis no seu cotidiano, através de encontros anuais para bate papos e palestras promovendo conscientização de familiares e estudantes”, explicou o deputado.


Para Jurailton Santos, melhor do que criar leis para combater ou punir, é a conscientização da comunidade escolar. “Através do entendimento e da discussão da temática, projeta-se promover a mitigação nos números de agressões e estatísticas de violência nas escolas, além da redução nos números de doenças psicológicas. Sendo que é de suma importância o trabalho conjunto da escola e das famílias nessa questão, como base essencial da vida em sociedade”, ressaltou.


O parlamentar acrescenta que a proposta visa ainda quebrar as barreiras existentes entre pais e filhos, menores e responsáveis, por meio da discussão do tema, envolvendo todas as partes na educação e na busca da paz nas escolas. Assim, continuou ele, se construirá laços cada vez mais resistentes de confiança no meio familiar e social.





Compartilhar: