Quinta-feira , 30 de Junho de 2022

MÍDIA CENTER

Talita Oliveira se congratula com "povo amigo" de Jaguaquara

Publicado em: 18/05/2022 15:31
Editoria: Notícia

Deputada Talita Oliveira (Republicanos)
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA
Com a moção de congratulações pelo 101º aniversário de emancipação política de Jaguaquara, comemorados nesta quarta-feira (18), a deputada Talita Oliveira (Republicanos) homenageou o município e sua população, destacou a história do lugar e congratulou-se “com todo o povo amigo desta próspera cidade, desejando que continue em plena ascensão”.


Segundo Talita, Jaguaquara hoje tem uma população estimada em 55 mil habitantes esurgiu da fazenda Toca da Onça, de Luzia e Guilherme do Eirado e Silva, que chegaram à região em 1896. Em 1915, o então povoado passou a ser chamado de Jaguaquara e foi emancipado em 1921, desmembrado de Areia.



A deputada conta na moção que a economia do município é diversificada, tendo como destaque na pecuária a criação de bovinos, equinos, asininos e muares. Na agricultura, há a produção de hortifrutigranjeiros, principalmente tomate, batata e chuchu.



“Em 1950, imigrantes italianos levaram para Jaguaquara o cultivo da uva e trigo, além de novas técnicas para a lavoura. Em seguida chegaram japoneses, peruanos, espanhóis e portugueses, que muito contribuíram para o desenvolvimento do município”, acrescentou ela.



Talita observou ainda que Jaguaquara possui um vasto patrimônio histórico e cultural, dentre eles a centenária Igreja Matriz, o artesanato e as festas religiosas e juninas, “que atraem muitos turistas da Bahia e de outros estados”.



Compartilhar: