Quinta-feira , 30 de Junho de 2022

MÍDIA CENTER

Solenidade marca comemoração da Semana Nacional da Defensoria Pública

Publicado em: 19/05/2022 16:47
Editoria: Notícia

O deputado Marcelino Galo representou o Legislativo Baiano, no evento em promovido pela DPE-BA
Foto: JulianaAndrade/AgênciaALBA
O deputado Marcelino Galo (PT) participou, na manhã desta quinta-feira (19), da solenidade em comemoração à Semana Nacional da Defensoria Pública, representando o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Adolfo Menezes (PSD). Sob o tema “Com a Defensoria, ninguém está só”, o evento, promovido pela Defensoria Pública do Estado (DPE-BA) e realizado no Hotel Wish (antigo Hotel da Bahia), no Campo Grande, foi presidido pelo defensor público geral Rafson Saraiva Ximenes e contou com a concessão de medalhas de Honra ao Mérito Defensorial aos indicados nas categorias Contribuição Profissional, Contribuição Honorífica, Contribuição de União para Servir ao Povo e Contribuição Ivo Kermartin.



Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Galo falou da necessidade de compreender o papel da Defensoria, “a importância que ela tem, principalmente neste momento, de dar aceso ao pobre, de cuidar dos interesses daqueles que mais precisam”.



“Isso é fundamental. Estamos aqui mais uma vez dando seguimento a esta semana de comemoração, para trabalhar no sentido de valorizar a Defensoria. ‘Aqui está a Presidência da Assembleia, aqui está a Comissão de Constituição e Justiça. Podem ficar tranquilos todos os defensores e defensoras, essa será uma garantia de que ali, na Casa Legislativa, caminharemos no sentido de que a gente possa trabalhar projetos de lei que venham valorizar a Defensoria Pública do Estado”, disse Marcelino Galo.



Também presente à solenidade, a deputada Olívia Santana (PCdoB) firmou que “a Defensoria é um órgão fundamental para a defesa daqueles para quem o Estado falhou e o sistema socioeconômico inviabilizou o aceso à Justiça”. Segundo ela, é preciso afirmar o papel da Defensoria, “no que diz respeito às pessoas para atender e ter vitórias em relação aos casos de pessoas em vulnerabilidade social total”.



“É fundamental o papel dessa instituição, por isso estou aqui. Eu sei que a grande maioria dos despossuídos são pessoas negras, as mulheres, LGBTs, são aquelas e aqueles que muitas vezes não têm suas vozes escutadas. A Defensoria é essa instituição que chega com o propósito de viabilizar que a Justiça alcance essas pessoas. Então, (esta) é uma data muito importante, porque nos convoca a valorizar ainda mais o papel de defensoras e defensores públicos”, pontuou Olívia.



Autora da Lei que define o Dia Estadual do Defensor Público, a deputada Fabíola Mansur (PSB) disse ter muito orgulho de prestigiar o evento que celebra a data. “Eles (defensores públicos) são exemplos da assessoria jurídica gratuita a quem mais precisa. Estamos na torcida pela ampliação e interiorização da Defensoria, porque isso significa justiça social, que é uma das nossas bandeiras prioritárias”.



“A Defensoria representa aquilo que eu defendo: mais igualdade, mais justiça social. Sem Justiça e sem o amor à profissão que eles têm, isso não seria possível. Então, eu sou fã da Defensoria. A gente rende homenagem ao trabalho hercúleo de defensores e defensoras do Estado da Bahia”, declarou Fabíola.





Compartilhar: