Em moção de aplausos protocolada na Assembleia Legislativa, o deputado Luciano Simões Filho (UB) parabenizou a cidade de Senhor do Bonfim, que no próximo sábado (28) comemora 223 anos de emancipação política.
No documento, o parlamentar lembrou as origens do município, que se deu com a busca de ouro e pedras preciosas e com a introdução da criação de gado no sertão baiano. Segundo Simões, a história começou no século XVII, numa zona de passagem das expedições, no território do atual município, com o estabelecimento de uma rancharia de tropeiros que dava pouso para vaqueiros, bandeirantes e desbravadores que transitavam naquela região.
“Na mesma época, dentro da estratégia de catequese das populações indígenas, foi criado o arraial da Missão do Sahy a partir de 1697, dirigido pela Ordem dos Frades Menores ou Ordem dos Padres Franciscanos”, relatou.
No arraial, fincado nas proximidades de uma aldeia pataxó, foram construídos convento e igreja sob invocação de Nossa Senhora das Neves. Em 1720, o Arraial do Sahy passou à categoria de Vila, sediando a comarca de Jacobina até 1724, quando a sede foi transferida para a Vila do mesmo nome.
Ao congratular-se com a população de Senhor do Bonfim, o legislador elogiou o povo trabalhador e festivo e a “bela cidade, também considerada a Capital Baiana do Forró, cuja Festa de São João é o maior evento junino da Bahia e dos maiores do Brasil, muito conhecida pela guerra de espadas e pela tradição cultural de seu povo de acender fogueiras em frente às suas residências”, destacou.
REDES SOCIAIS