Quarta-feira , 29 de Junho de 2022

MÍDIA CENTER

Niltinho relembrou a história de Senhor do Bonfim

Publicado em: 28/05/2022 07:32
Editoria: Notícia

Deputado Niltinho (PP)
Foto: Arquivo/ASCOM

O aniversário de 137 anos de emancipação política do município de Senhor do Bonfim, comemorado neste sábado (28), foi parabenizado pelo deputado Niltinho (PP) em moção de congratulações apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

“Expresso minha solidariedade e registro o compromisso de representar o povo de Senhor do Bonfim junto às autoridades estaduais e representantes federais para conseguir os benefícios, obras e equipamentos que possam promover o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida de todos, gerando mais empregos e renda ao tempo em que venha a reduzir os principais problemas que mais os afetam”, declarou o parlamentar, no documento.

Segundo ele, a história do município está diretamente relacionada à busca de ouro e pedras preciosas e à introdução da criação de gado no sertão baiano. No final do século XVI, portugueses pertencentes à Casa da Torre, organizavam expedições com destino ao rio São Francisco e às minas de ouro de Jacobina, iniciando a ocupação do interior da província e a formação de vias de comunicação com o litoral.

A região situada em zona de passagem dessas expedições, estabeleceu-se no território do atual município uma rancharia de tropeiros no século XVII, servindo de pouso para vaqueiros, bandeirantes e desbravadores que transitavam naquela região. Com o crescimento da atividade pecuária, a expansão das pastagens e o consequente avanço da ocupação do sertão baiano, formou-se uma povoação ao redor da antiga rancharia, às margens da estrada das Boiadas. Em 1750, o núcleo contava com várias edificações e com população estabelecida, recebendo a denominação de arraial de Senhor do Bonfim da Tapera.                                                                                                                     

Niltinho disse ainda que Senhor do Bonfim é considerada a Capital Baiana do Forró. “Sua festa de São João que é um dos maiores eventos juninos da Bahia e está entre os maiores do Brasil”.



Compartilhar: