MÍDIA CENTER

Luciano Simões destaca a história da cidade de Casa Nova

Publicado em: 20/06/2022 13:28
Editoria: Notícia

Deputado Luciano Simões Filho (UB)
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA
O município de Casa Nova celebrou mais um aniversário de emancipação político-administrativa nesta segunda-feira, 20 de Junho. A data mereceu registro e aplausos do deputado Luciano Simões Filho (UB) que, em moção apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), contou a história da cidade, que surgiu na primeira metade do século XIX a partir da descoberta e comercialização de sal em seu território.



Segundo o documento, o município foi criado em 1879, desmembrado de Remanso, com o nome de São José do Riacho de Casa Nova. Ao resgatar a história e evolução da cidade, Luciano Simões lembrou que, no século XX, era normal ir-se de Casa Nova a Juazeiro de barco, vapor ou caminhão e, de lá, para Salvador de trem.


Luciano Simões também destacou o filho mais ilustre da cidade: Luiz Viana. Ele foi promotor, juiz e conselheiro do então Tribunal de Apelação de Revista (atual Tribunal de Justiça) da Bahia, Casa que veio a presidir. Ingressou na política e foi presidente do Senado Estadual, o equivalente à atual Assembleia Legislativa, e governador da Bahia de 1896 a 1900.



Seu governo foi marcado pela guerra de Canudos e, na avaliação do parlamentar, da última década do século XIX até 1920, quando faleceu, Luiz Viana “exerceu grande influência na política baiana”. Seu filho, que foi senador e também governador da Bahia, além de escritor e membro da Academia Brasileira de Letras, nasceu em Paris, filho de mãe alemã.


Ao congratular-se com a população de Casa Nova, Luciano Simões parabenizou a todos “que represento”, e prometeu continuar “buscando melhorias para a região”.



Compartilhar: