Quinta-feira , 30 de Junho de 2022

MÍDIA CENTER

Tom Araújo parabeniza Queimadas pelos 138 anos de emancipação

Publicado em: 21/06/2022 15:29
Editoria: Notícia

Deputado Tom Araújo (União Brasil)
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA
O deputado Tom Araújo (União Brasil) parabenizou Queimadas pelo 138º aniversário de emancipação político-administrativa do município. A homenagem foi realizada por meio de uma moção de congratulações apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), através da qual o parlamentar ressaltou a história da cidade, cujo marco emancipatório é comemorado no dia 20 de junho.

Segundo Araújo, as terras queimadenses, localizadas à margem direita do rio Itapicuru-açu, originalmente foram parte das imensas sesmarias da denominada Casa da Ponte, área onde se localizava as fazendas “As Queimadas”, propriedades herdadas por Isabel Maria Guedes de Brito.

“As terras antes eram habitadas por índios que realizavam a queima de áreas de caatinga com a finalidade de abrir roçados, ação seguida pelos colonizadores que posteriormente chegaram ao território, acabou por marcar o solo levando a área a receber a denominação de Queimadas, região onde o município veio a se formar”, explicou o deputado.

Queimadas foi emancipada e elevada à categoria de cidade pela resolução provincial n° 2.454, de 20 de junho de 1884, adotando o topônimo de Queimadas. Atualmente o município faz fronteira com as cidades de Nordestina, Santaluz, Cansanção, Filadélfia, Ponto Novo, Caldeirão Grande, Caém e Capim Grosso. Sua população está estimada em 26.023 habitantes, distribuídos em um território que abrange uma área geográfica de aproximadamente 2.027,875 km².

“Nessa data especial, quando o município comemora seus 138 anos de independência, é com satisfação que relembro um pouco da história dessa terra e desse povo hospitaleiro, ao tempo em que parabenizo a todos por esse importante feito. Que o município e sua gente possam  continuar trilhando os caminhos do progresso e do desenvolvimento”, concluiu.



Compartilhar: