Quinta-feira , 30 de Junho de 2022

Bira Corôa aplaude Cacique Babau

Publicado em: 21/06/2022 18:19

Deputado Bira Corôa Lula (PT)
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA
O deputado Bira Corôa Lula (PT) apresentou moção de aplausos ao Cacique Babau pelo título de doutor por notório saber oferecido pelo Cepe (Conselho de ensino, Pesquisa e Extensão) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A indicação do título foi encaminhada pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG. O cacique do povo tupinambá da Serra do Padeiro é também doutor honoris causa pela Uneb.

“Sua história serve como um grande exemplo para tantos, mas, com certeza, sua maior importância está nos valores que são compartilhados com todos, em sua honradez e caráter”, elogiou o parlamentar. O cacique, que também responde pelo nome de Rosivaldo Ferreira da Silva, nasceu em 12 de junho de 1974, na Serra do Padeiro, sul da Bahia, filho de Maria da Glória de Jesus e Rosemiro Ferreira da Silva.

O parlamentar lembrou que, “perseguido pelos defensores dos interesses do capital e guiado pelos encantados, Babau lutou com seu povo pela retomada da Terra Indígena Tupinambá de Olivença e se tornou um importante conselheiro da luta dos povos pela demarcação das suas terras tradicionais, pelo fortalecimento dos seus territórios e pelos seus direitos”.

“Diante do exposto, e em respeito à grande trajetória de vida do companheiro Cacique Babau, valho-me do mandato que me foi outorgado para fazer a presente moção de aplausos”, explicou Bira Corôa.