Quinta-feira , 30 de Junho de 2022

MÍDIA CENTER

Bira Corôa felicita Esplanada pelos 91 anos de emancipação

Publicado em: 23/06/2022 00:00
Editoria: Notícia

Deputado Bira Corôa (PT)
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA
O deputado Bira Corôa (PT) parabenizou, com moção de aplausos na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o município baiano de Esplanada, que completa 91 anos de emancipação político-administrativa neste dia 23 de junho. Ao encaminhar o documento, o parlamentar pediu que a Casa dê conhecimento da homenagem ao prefeito, secretários, vereadores, além de lideranças e imprensa local.


Ao descrever Esplanada, o petista disse que sua origem se confunde com o incremento das ferrovias na então Província da Bahia: o município teve origem desse arraial que pertencia ao município de Conde, a partir do ano de 1860, quando se deu início à construção da estrada de ferro e a edificação, um ano depois, da estação do Timbó, que atraiu várias famílias. “No período de 1904 a 1908, os frades Capuchinhos, em missão catequética na região, se instalam e começam a construir o convento que tinha por objetivo ministrar o princípio da doutrina cristã, bem como abrigar os frades idosos e doentes”, complementou o legislador.


“Desde então, Esplanada vem progredindo a passos largos, sem, no entanto, deixar de lado a sua principal característica que a fez conquistar tantos desbravadores: o clima acolhedor. Este, inclusive, como um dos motivos da permanência de vários visitantes, que se tornaram moradores. É com imenso prazer que parabenizo toda população do município de Esplanada, que hoje comemora seus 91 anos de Emancipação Política. Esta Casa se regozija em manifestar os mais sinceros votos de sucesso a toda população esplanadense: Parabéns!”, registrou Bira Corôa.


Compartilhar: