De forma especial, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Adolfo Menezes (PSD), recepcionou um grupo de 20 alunos do Colégio Polivalente, do município de Campo Formoso, sua terra natal, na tarde desta quarta-feira (3). Na visita, que faz parte do programa “A Escola e o Legislativo”, os jovens – selecionados a partir de um projeto de incentivo à leitura - passaram todo o dia visitando as instalações e aprendendo sobre os três poderes da República e funcionamento da Casa Legislativa.
Na parte da manhã, os estudantes aprenderam sobre a obra de Carybé, na área externa da instituição, passaram pela biblioteca e memorial da ALBA, com direito a uma parada para o almoço no refeitório. À tarde, estiveram no plenário do Legislativo, onde conheceram o painel do artista plástico Carlos Bastos, fizeram muitas selfies e conversaram com alguns deputados. A visita foi encerrada na presidência da Casa, onde foram recebidos de forma muito especial pelo presidente Adolfo Menezes, que também é de Campo Formoso.
Em seu gabinete, Menezes manifestou contentamento ao receber os jovens conterrâneos “futuro da Bahia e do Brasil” e falou sobre a possibilidade de crescimento de cada um deles e da necessidade de muita determinação para enfrentar o mercado de trabalho. “Qualquer um de vocês pode chegar onde eu cheguei, onde o governador chegou, onde o presidente da República chegou, depende do comportamento e do estudo de cada um. Então, vocês estão no caminho certo”, afirmou.
Para a estudante do 3º ano, Helen Catarine, 17 anos, a visita foi importante para entender as responsabilidades e funções não só do Poder Legislativo, mas também do Judiciário e Executivo. “Como a gente já pode votar, e a própria escola ofereceu a oportunidade de fazer o título lá mesmo, é muito importante que a gente saiba o que cada político vai fazer. Por isso, achei muito interessante o tema da palestra para gente estar ciente do que a gente vai fazer com o nosso voto”, afirmou.
Outra aluna do Polivalente, Alexia Mariana, 17 anos, também apreciou muito a visita. Mas o que mais chamou a atenção dela foi a questão da presença feminina na política. “Vi aqui que, na Assembleia, são 63 deputados e apenas dez mulheres. Isso aumentou minha vontade de entrar na política”, afirmou.
Ela contou que começou a despertar para política a partir da eleição passada. “Eu ficava perdida no meio disso tudo, sem saber onde eu estava naquela discussão na sala de aula. Mas, agora, estou muito entusiasmada em votar pela primeira vez nessas eleições. Estou estudando alguns candidatos, ainda não tenho o meu voto, porém estou aí para fazer uma revolução”, afirmou a garota, entusiasmada.
O coordenador pedagógico do Colégio Polivalente, Rafael Santana Gomes, considerou a experiência positiva para os alunos. “A escola já faz um trabalho de conscientização política e essa visita está relacionada com o que os alunos leram no primeiro semestre. Então, eles aprenderam mais e puderam esclarecer as dúvidas que ainda tinham”, explicou Gomes.
Segundo a coordenadora pedagógica do programa “A Escola e o Legislativo”, Laura Ramos, durante a visita os estudantes aprendem de que forma é elaborado um projeto de lei, como se dá o funcionamento da Casa, a participação popular como pode ser feita e, principalmente, quais são os direitos e deveres do cidadão.
“Tudo isso para que eles entendam que a política não é algo ruim”, explicou Laura. “Dessa forma a gente consegue abrir a visão deles de mundo, já que são adolescentes e muitos já vão dar o primeiro voto este ano. E eles aprendem como votar é importante na vida do cidadão”, acrescentou.
REDES SOCIAIS