A Assembleia Legislativa concederá na segunda feira (8), às 10 horas, no plenário da Casa, a Comenda 2 de Julho a Eduardo Morais de Castro, que, entre importantes funções assumidas em sua carreira, exerceu de 2014 a 2021 o cargo de presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). A sessão especial de outorga da maior honraria do Parlamento, dedicada a pessoas que prestam relevantes serviços à sociedade baiana, foi proposta pelo deputado Eduardo Salles (PP).
Nascido no dia 27 de janeiro de 1948, Eduardo Morais de Castro, provém de uma família com tradição empresarial, que vem desde o bisavô, João Gomes, importante comerciante na praça de Salvador. Seu avô, Manoel Lopes de Azevedo Castro, foi vice-presidente da Associação Comercial da Bahia, no período de 1919 a 1924. O pai, Álvaro Gomes de Castro, fundou, em 15 de julho de 1960, a Morais de Castro Comércio e Importação de Produtos Químicos Ltda.
Formado em administração de empresas pela Unifacs e pós-graduado em logística pela Universidade Estácio de Sá, Eduardo Castro assumiu a presidência do IGHB após o afastamento da professora Consuelo Pondé de Sena (1934-2015), em 2014, por motivo de saúde. Entre os postos relevantes que ocupou em sua trajetória, destaca-se também a presidência da Associação Comercial da Bahia, de 2007 a 2011.
Importante ressaltar que Eduardo também foi presidente do Conselho de Curadores do Instituto Miguel Calmon de Estudos Sociais e Econômicos (Imic) e diretor da Associação Brasileira do Comércio de Produtos Químicos e Petroquímicos.
REDES SOCIAIS