O deputado Dal (UB) manifestou profundo pesar pelo falecimento do Dr. Mustafá Rosemberg de Souza, ocorrido no dia 19 de agosto, aos 96 anos, em Valença. Em moção de pesar, o parlamentar lembrou que o médico era muito conhecido e respeitado por sua conduta e dedicação à família e à sociedade baiana. “Sua partida deixa no coração dos seus familiares, amigos e conhecidos um sentimento de eterna saudade”, disse.
Nascido em 19 de dezembro de 1925, Mustafá Rosemberg estudou na infância e adolescência em Valença e, depois, na Escola de Aprendizes Marinheiros do 2º Distrito Naval de Salvador. Passou a morar em Salvador em 1942, quando iniciou os estudos no Colégio Antônio Vieira. Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia em 1948, formando-se em 1954, inclusive, como representante da turma e orador.
Trabalhou como interno nos hospitais Santa Isabel e Getúlio Vargas, e na Maternidade Nita Costa, todos em Salvador. Exerceu a medicina no Hospital da Santa Casa de Misericórdia, em Valença, onde atuou, também, nas funções de diretor e vice-diretor. Fundou a Escola Técnica de Comércio de Valença, foi presidente da Legião Brasileira de Assistência Social, integrou a Academia de Letras do Recôncavo e Academia Valenciana de Educação Letras e Artes, que tem como Patrono Olavo Bilac.
Ajudou a escrever algumas antologias, dentre elas Rio de Letras, Valenciando e 4 Ases e um Coringa, com publicações no semanário Jornal Valença Agora. Foi espectador da chegada dos náufragos em Valença, em 1942, torpedeados pela Marinha Alemã em águas do território baiano, oportunidade em que se fez presente nos tratos no primeiro Hospital de Sangue do Brasil, atual Hospital Doutor Heitor Guedes de Melo.
“Neste momento de dor e pesar, peço a Deus que conforte o coração de todos os familiares, amigos e, principalmente, de todo o povo de Valença, pessoas que o conheciam como ninguém e que testificavam diariamente o quanto ele se dedicava, principalmente, para a melhoria e fortalecimento da saúde e da cultura”.
Na moção, o deputado manifestou condolências à família e aos muitos amigos do Dr. Mustafá Rosemberg de Souza, solidarizando-se “com os seus sentimentos e clamando a Deus para que os conforte neste momento difícil”.
REDES SOCIAIS