A reforma do Colégio Estadual de Cachoeira (CEC), no Recôncavo, e a contenção de uma encosta que fica no entorno da unidade educacional foram os pedidos feitos pela deputada Olívia Santana (PCdoB), em indicação apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e encaminhada ao governador Rui Costa
No documento, Olívia observou que o Colégio Estadual de Cachoeira e o Centro Noturno de Educação da Bahia (Ceneb) são as duas unidades educacionais referências no município. De acordo com ela, o CEC foi recuperado em 1992 e, desde então, não houve nenhuma nova obra de melhoria e manutenção da unidade.
“É obrigatório chamar a atenção para o fato de que, desde 2015, a direção do referido colégio tem formalizado inúmeras solicitações de reforma e manutenção do imóvel e seu entorno, incluindo a contenção da encosta”, afirmou a deputada, na indicação.
Para ela, a situação atual da unidade requer providências urgentes, “visto que 11 das 19 salas estão interditadas, acarretando prejuízos para o aprendizado e formação de centenas de estudantes”. Ela complementou, afirmando que o município de Cachoeira não tem a mínima condição de assumir essa demanda, seja do ponto de vista administrativo, seja por competência constitucional.
“É sabido que a pandemia da Covid-19, além provocar a morte, criar bloqueios no fluxo econômico, com perdas de empregos e redução da renda das famílias, impactou severamente o ensino público e vem exigindo que o governo estadual concentre esforços para salvar vidas, o que requer prioridade orçamentária na área da saúde. Todavia, é obrigação constitucional do Estado garantir a educação pública”, concluiu a deputada.
REDES SOCIAIS