Para marcar presença nas comemorações do Outubro Rosa, coordenadores e funcionárias da Biblioteca da Assembleia Legislativa da Bahia participaram, na manhã desta segunda-feira (17), de uma minipalestra na área aberta do anexo Senador Jutahy Magalhães sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Na preleção, a assistente social Ana Tereza Guimarães alertou, de forma lúdica e informativa, sobre formas de detecção precoce da doença que, no ano passado, registrou mais de 60 mil novos casos no Brasil, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
O autoexame das mamas, afirmou Ana Guimarães, é o primeiro e fundamental passo para a prevenção e tratamento precoce. Lançando mão de elementos lúdicos, ela ensinou aos presentes como proceder o exame mamário e chamou a atenção de que este mal não atinge somente mulheres, mas aos homens também, ainda que em menor incidência de casos.
Fatores genéticos, alto uso de bebida alcoólica, sedentarismo e sobrepeso são fatores de alerta e de risco, disse Ana Tereza, chamando atenção para outras condições que devem ser observadas e investigadas como forma de prevenção. Enquadram-se nestes casos pré-adolescentes que menstruam antes dos 12 anos; mulheres com gravidez tardia e aquelas que entraram na menor pausa após os 50 anos de idade.
Material informativo colocado à disposição dos presentes esclareceu alguns mitos que cercam o câncer de mama. Um deles desmente a hipótese de ser menor o risco para quem não tem histórico familiar da doença, uma vez que somente entre 5% e 10% dos casos têm relação hereditária. Também é falsa a correlação entre câncer de mama e desodorantes.
Outra suposição desfeita é a de que quem realiza autoexame não precisa de mamografia. Falso! “A mamografia detecta um câncer de mama até um ano antes dele ser palpável e detectável no exame clínico dos médicos”, portanto é fundamental e deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano. O material informativo também apontou como verdades a importância de exercícios físicos na prevenção; a obesidade como fator de risco e a relação entre baixos índices de vitamina D e o câncer de mama.
A palestra da manhã desta segunda-feira também informou os locais, em Salvador, onde é possível realizar exames e tratamento para a doença pelo Sistema Único de Saúde: no Centro Estadual de Oncologia (Cicam) e nos hospitais Aristides Maltez; Martagão Gesteira, especializado em atendimento infantil; Edgar Santos (Hospital das Clínicas); São Raphael; Santa Isabel e Santo Antônio (Obras Sociais Irmã Dulce).
O evento, que contou com a presença da Gerente do Departamento de Documentação, Iracilda Nunes, e das coordenadoras Cláudia Lago e Gabriela Spector, além de representante da Assembleia de Carinho, encerou com a dinâmica 'Eu me vejo'. 'Eu me toco'. 'Eu me amo' e com o lançamento do grito de guerra: 'Se toquem colegas'!
REDES SOCIAIS