MÍDIA CENTER

Infraestrutura integra a deputada Cláudia Oliveira e aprova audiências conjuntas

Publicado em: 07/03/2023 18:25
Editoria: Notícia

Integrantes do colegiado tiveram uma reunião bastante produtiva
Foto: NeusaCostaMenezes/AgênciaALBA
A segunda reunião da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, da 20ª Legislatura, foi marcada pela recepção à deputada Cláudia Oliveira (PSD), que passa a integrar o quadro de titulares do colegiado. Também teve como destaque a aprovação de audiências conjuntas com a Comissão de Agricultura e Política Rural, para trazer secretários de Estado das pastas de Infraestrutura, Sérgio Brito, e de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, e a aprovação de pautas itinerantes, a serem iniciadas a partir do final do mês de abril, com deslocamento a sete regiões turísticas da Bahia, sendo a primeira viagem para a cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina.

No início da reunião, após dar as boas-vindas à deputada Cláudia Oliveira, o presidente do colegiado, deputado Eduardo Salles (PP), informou a vinda do secretário de Turismo, Maurício Bacelar, para falar sobre o planejamento e as ações da pasta. A audiência está marcada para o dia 21, às 9h30.

Salles informou ainda que outras audiências com secretários de governo, aprovadas na comissão, já estão sendo solicitadas. A visita do secretário Angelo Almeida está sendo confirmada para a primeira semana de abril, após viagem dele à China. O secretário estadual de infraestrutura, Sérgio Brito, também já foi contatado e, segundo o presidente do colegiado, também já foi feito o convite ao secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil, Marcus Cavalcanti, para falar sobre o cronograma de obras federais para a Bahia em 2023. “Ele já se prontificou a vir, mas estão tentando ajustar a agenda”, disse.

A deputada Cláudia Oliveira agradeceu à saudação dos colegas e disse que, como ex-prefeita de Porto Seguro, tem interesse especial em participar da comissão. “Fico muito feliz de saber que o nosso secretário de Turismo estará aqui presente no dia 21. Teremos várias indagações. Sabemos que o nosso governador Jerônimo assumiu há pouco tempo, mas a gente sabe que o tempo passa rápido, e nós precisamos realmente fazer muito mais pelo turismo do nosso estado. Trabalhei muito pelo turismo de Porto Seguro. A cidade sentiu muito pelo fato de que nós vimos o quanto é importante investir no turismo, não somente para trazer pessoas de fora, o turismo internacional, mas também fazer com que o baiano conheça o seu Estado”, comentou a parlamentar.

Ainda com a atenção voltada ao turismo, ela parabenizou a Chapada Diamantina, que foi eleita o melhor destino de viagem no Brasil em pesquisa realizada pelo portal Melhores Destinos. “Essa região é tão bonita. E Porto Seguro também, e outras regiões que merecem realmente a nossa atenção, nosso trabalho aqui na comissão”.

Eduardo Salles aproveitou para propor a itinerância da comissão, para ter resultado mais efetivo nos trabalhos a cerca do turismo. Ele argumentou que a comissão poderia viajar as regiões turísticas mais importantes da Bahia. “A gente poder ter um momento de discussão com entidades ligadas ao turismo nas regiões, para nós ouvirmos dali as demandas, as dificuldades que estão acontecendo nesses seguimentos, para que nós possamos valorizar o mandato de vocês na região, mas também que a comissão possa estar presente”, afirmou.

Os deputados participantes aprovaram a iniciativa do presidente, determinando sete regiões que seriam primeiramente visitadas: Salvador e Recôncavo, Chapada Diamantina, Costa do Descobrimento, Litoral Norte, Costa do Cacau, Costa do Dendê, Costa das Baleias.

O deputado Robinson Almeida (PT) sugeriu que as visitas começassem pela Chapada Diamantina, que recebeu o recente destaque nacional, e obteve a concordância dos demais legisladores. “Entre os aspectos fundamentais para a Chapada ganhar esse posto foi o item de segurança, que pesou muito. É uma viagem segura, que todos que avaliaram os destinos brasileiros viram como diferencial. Então, eu queria indicar que a gente começasse esse roteiro pela Chapada, até pelo bom exemplo, por algo que já tem um reconhecimento público”, argumentou Almeida.

Na sequência da reunião, uma audiência pública para tratar da situação da indústria Paranapanema, antiga Caraíba Metais, foi proposta pelo deputado Raimundinho da Jr. (PL). Segundo ele, a empresa, que é importante geradora de emprego e renda, passa por dificuldades. “A gente poderia ver de que forma contribuir para que não venha sair mais uma indústria do nosso Estado”, disse.

No âmbito do turismo e da infraestrutura, Raimundinho destacou os problemas da rodovia BR-030, no trecho para Maraú, que não tem asfaltamento e traz dificuldades para o turismo da região.

Eduardo Salles disse que a vinda de Marcus Cavalcanti será uma boa oportunidade para tratar da BR-030. “Eu acho que essa questão é de fundamental importância. Poderia pelo menos ver esse trecho dos 27 quilômetros da entrada de Maraú”, acrescentou o líder da comissão.

A situação da estrada até Maraú também foi apontada pela deputada Maria del Carmen (PT). Segundo ela, em viagem recente à região, constatou as dificuldades de acesso à região. Del Carmen também festejou a eleição da Chapada Diamantina como melhor destino de viagem do Brasil.

O deputado Pedro Tavares (UB), vice-presidente da Comissão de Infraestrutura, disse que seria bom aproveitar à visita à região do cacau para verificar, no local, o projeto da nova estrada entre Ilhéus e Itabuna e também para visitar o Porto Sul, em Ilhéus.

Participaram da reunião os deputados titulares Eduardo Salles (PP), Pedro Tavares (UB) Penalva (PDT), Cláudia Oliveira (PSD), Raimundinho da Jr. (PL) e os suplentes Robinson Almeida (PT) e Maria del Carmen (PT).



Compartilhar: