MÍDIA CENTER

ALBA promove 2ª edição da Gincana do Saber

Publicado em: 24/11/2024 14:04
Editoria: Escola do Legislativo

Evento é uma iniciativa da Escola do Legislativo da ALBA em parceria com a Secretaria de Educação de Salvador
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) sediou, nessa quinta-feira (21), a segunda edição da Gincana do Saber, uma iniciativa da Escola do Legislativo da ALBA em parceria com a Secretaria de Educação de Salvador que visa ampliar o repertório dos alunos do ensino fundamental sobre os conhecimentos básicos de cidadania previstos na Constituição Federal.


A dinâmica aconteceu na Sala Herculano Menezes e teve como referência a obra Constituição em Miúdos, publicação do Senado Federal com uma linguagem acessível para os estudantes. Nesta edição, representantes de 14 escolas da rede de ensino municipal de Salvador participaram da gincana. Cada unidade escolar foi representada por uma dupla de estudantes oriundos do 7º ano.


A atividade consistiu em um jogo de perguntas e respostas a respeito dos conhecimentos básicos da Constituição brasileira. Foram premiadas as três duplas que mais se destacaram no desafio com mais acertos nas respostas.


O primeiro lugar na Gincana do Saber nesta segunda edição foi conquistado pela dupla Maria Cândida Almeida Miguez e Pedro Henrique Cerqueira Dantas, da Escola Municipal do Pescador. O segundo lugar ficou com a dupla Uelinton Costa Pereira Filho e Renan Santos da Silva. Eles são estudantes da Escola Municipal 2 de Julho. A dupla classificada em terceiro lugar foi constituída por Carolina Cerqueira Costa Silva e Thiely Beatriz Soares Santana da Mata, da Escola Municipal Allan Kardec.


Conforme ressaltou Jéssica Freire, gerente do Departamento de Projetos Especiais da Escola do Legislativo na ALBA, a dinâmica proporciona aos estudantes uma formação de consciência política e aprimoramento do senso crítico. “Com mais essa edição realizada da Gincana do Saber, esperamos que os participantes possam ter assimilado um entendimento mais claro sobre seus direitos e deveres como cidadãos. É uma oportunidade também para fortalecerem o senso crítico e a consciência política. Esse é um projeto que simboliza o papel do Legislativo na formação cidadã e na valorização da educação”, disse a gerente.


A diretora da Escola do Legislativo, Fernanda Guedes, destacou a importância da interação e participação da comunidade estudantil em atividades do Parlamento baiano. “Essa ação é fruto de uma parceria da ALBA, através da Escola do Legislativo, com a Secretaria de Educação de Salvador e tem como objetivo aproximar a comunidade estudantil da Casa do Povo. A partir de uma iniciativa como essa, crianças, adolescentes e jovens podem aprender noções de cidadania de uma forma leve e divertida”, contextualizou.


Durante a recepção dos participantes da gincana, o superintendente de Assuntos Parlamentares da ALBA, Bira Corôa, fez uma saudação e encorajou os estudantes a seguirem o caminho dos estudos. “A transformação social, econômica e política se dá pela educação. Eu fui estudante de escola pública, andava sete quilômetros e meio para a ir a escola. Fui vereador de Camaçari, presidente da Câmara e aqui na ALBA fui deputado por quatro mandatos. Tudo isso só foi possível através da educação, do conhecimento. Eu espero que todos aqui presentes possam atingir seus objetivos. E isso é possível. Nunca abram mão do conhecimento”, enfatizou.


A primeira edição da Gincana do Saber aconteceu em dezembro do ano passado com a participação de estudantes do 8º ano do ensino fundamental de duas escolas com educação em tempo integral do município de Salvador.


Com o sucesso do projeto, uma edição especial foi realizada pela Escola do Legislativo em agosto deste ano de 2024 com estagiários de nível médio da Assembleia Legislativa da Bahia.




Compartilhar: