Atenta à saúde e à qualidade de vida do servidor, a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) reinaugurou, na manhã desta terça-feira (26), o seu Departamento de Assistência Médica e Odontológica, dedicado diariamente ao atendimento às demandas relativas à saúde dos servidores e de seus familiares. A entrega oficial do espaço modernizado foi feita pelo presidente da Casa, Adolfo Menezes, na companhia da primeira-dama do Legislativo e presidente do Instituto Assembleia de Carinho, Denise Menezes, e de outros parlamentares.
A reinauguração aconteceu após concretização da última etapa do projeto de reestruturação completa do setor, que englobou, entre outras coisas, a troca dos equipamentos e mobiliários por novos e mais modernos, para a otimização dos processos e melhoria do atendimento ao público. Segundo Adolfo Menezes, o serviço médico e odontológico da Assembleia Legislativa da Bahia alcançou o nível de clínicas e hospitais particulares de Salvador. O gestor da ALBA ressaltou que a economia feita na sua gestão foi revertida em avanços para a Casa do Povo. “Esse é um espaço democrático onde, do deputado a qualquer funcionário da Casa, todos têm o mesmo tratamento”, frisou.
A reestruturação do setor levou aproximadamente dois anos. Durante esse período, sucessivas melhorias foram obtidas, tais quais, a aquisição de cinco gabinetes odontológicos de última geração; cinco sensores digitais de raio-x; a compra de cinco novos aparelhos de profilaxia; a reforma da estrutura do Serviço Social, e das salas de psicologia e RPG; a troca do mobiliário de todo o serviço médico e odontológico; a instalação de sistema de TVs no teto dos consultórios odontológicos; a reforma das copas; a aquisição de dois novos destiladores de água de uso odontológico; a aquisição de eletrocardiograma digital, que permite gerar arquivos de imagem anexos ao prontuário eletrônico do paciente, e a integração desse Sistema Eletrônico de Prontuários entre os serviços médicos, odontológicos e de enfermagem; compra de termoplastificadora e termopactadora para odontologia; além da requalificação de toda a estrutura do almoxarifado e Farmácia Satélite dos serviços médicos e odontológico, entre muitas outras melhorias.
A reestruturação também teve um viés de capacitação, com a promoção de diversos cursos - a exemplo dos cursos de biossegurança e de suporte básico de vida, este realizado em parceria com a Escola do Legislativo e o Corpo de Bombeiros. “Isso é uma valorização muito grande, não apenas dos profissionais de saúde que atuam neste espaço, mas principalmente dos funcionários. É muito bom ter a disposição um espaço confortável, moderno e um atendimento de primeira”, disse Denise Menezes.
O Departamento de Assistência Médica e Odontológica é um setor vinculado à Diretoria de Promoção à Saúde, que, por sua vez, é subordinada à Superintendência de Recursos Humanos (SRH) da Casa Legislativa. Para o superintendente de RH, Francisco Raposo, a requalificação do setor faz parte de um conjunto de ações transversais de cuidado com os colaboradores. “A modernização se iniciou com o prontuário eletrônico. Aqui as unidades se conversam de forma eletrônica, sem interferência. Também passamos por treinamento, fizemos um processo todo de readaptação das unidades que compõem o serviço médico odontológico e o serviço social, para trazer um pouco mais de conforto e de atenção ao servidor. E agora a última etapa foi o processo de modernização efetivamente dos equipamentos”, afirmou.
Nos últimos dois anos, em parceria com a Sesab, já foram aplicadas mais de 2.500 doses de vacinas. A medicação do carrinho de emergência do leito de estabilização passou a ser fornecida pelo HGE, promovendo uma redução de custos. Foi estabelecido um apoio mútuo entre as diretoriais de saúde do TJ e da ALBA. Além de tudo isso, a Casa começou a oferecer a possibilidade de realizar coleta laboratorial dos pacientes no ambiente de trabalho, duas vezes por semana, em uma parceria entre a Assalba e o Laboratório DNA.
De acordo com a diretora de Promoção à Saúde, Laura Letícia Mascarenhas, o departamento conta com equipamento de ponta e os melhores insumos. Além disso, ressaltou que aos poucos, o setor mudou a maneira de atender o servidor.
“A gente quis trabalhar nessa linha de promoção. Para você ter ideia, existiam pessoas com mais de dez anos de Casa que nunca tinham vindo ao serviço. Então iniciou-se uma busca ativa, para trazer as pessoas até aqui para curá-las. Isso traz muito do princípio do Sistema Único de Saúde, do qual foi a minha escola, que fala da universalidade do atendimento, a todos de maneira indistinta. É o princípio da equidade. Aqui tem atendimento para todos”, afirmou.
COMPROMISSO
Procuradora da Mulher na ALBA, a deputada Fabíola Mansur (PSB) exaltou o comprometimento da gestão atual com a saúde do servidor, assim como ressaltou a qualidade dos profissionais que integram a equipe do serviço médico odontológico. Ao todo, são 25 dentistas, 17 médicos, 13 enfermeiros, 8 auxiliares de saúde bucal e 3 nutricionais dedicados a atender ao servidor.
Marcaram presença na cerimônia de reinauguração, os deputados Alex da Piatã (PSD), Cláudia Oliveira (PSD), Fabíola Mansur (PSB), José de Arimateia (Republicanos), Matheus Ferreira (MDB), Raimundinho da JR (PL), Ricardo Rodrigues (PSD), Robinson Almeida (PT), Rosemberg Pinto (PT), Samuel Junior (Republicanos). Antes mesmo do descerramento da placa, o público presente, composto por autoridades, profissionais de saúde da Casa Legislativa, e demais servidores, pôde acompanhar a oração do deputado José de Arimateia e do padre Luís Simões, da Paróquia Nossa Senhora da Vitória.
REDES SOCIAIS