A Escola do Legislativo, por meio do Departamento de Projetos Especiais (Depes), realizou na manhã da última sexta-feira (29) a Oficina de Panetones e Metrones, uma ação exclusiva para as mães assistidas pelo Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC). A atividade faz parte do Programa Empreender, que tem como objetivo fomentar o empreendedorismo e gerar novas oportunidades de renda por meio de capacitações práticas e de curta duração.
A oficina ocorreu na cozinha do Restaurante da Assembleia Legislativa e contou com a certificação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Ministrada por instrutores especializados, a formação proporcionou aos participantes o aprendizado na produção de panetones e metrones, capacitando-os a transformar esse conhecimento em uma fonte de geração de renda, especialmente para o período natalino, quando a demanda por produtos típicos é maior.
FINANCIAMENTO
O Programa Empreender é realizado com recursos do ALBA Verde – Programa de responsabilidade Socioambiental, que tem sido uma fonte importante de financiamento para ações de capacitação profissional, inclusão e desenvolvimento sustentável. Através de oficinas, o programa visa fornecer ferramentas para que os participantes possam melhorar suas condições de vida por meio do empreendedorismo.
A Oficina de Panetones e Metrones é mais uma iniciativa que reforça o compromisso da Escola do Legislativo da Bahia com a promoção da educação cidadã. Para as mães do GACC, além da capacitação profissional, a oficina representou uma nova perspectiva de geração de renda, aliada a momentos de aprendizado e fortalecimento da autoestima.
Iramir Morais, coordenador do Programa ALBA Verde, destacou a importância de ações como essa no enfrentamento da vulnerabilidade social. “Nosso objetivo é transformar lixo em oportunidade. A venda de materiais recicláveis financia cursos voltados para o empreendedorismo, e essa oficina é um exemplo claro de como o empreendedorismo pode ser um caminho viável para promover mudanças reais na vida das pessoas”, afirmou.
A parceria entre a Escola do Legislativo da Bahia e o GACC evidencia o poder da colaboração entre instituições, com o objetivo de gerar oportunidades concretas para quem mais precisa. A ação também fortalece a rede de apoio às mães que enfrentam desafios diários, proporcionando a elas a chance de transformar seus conhecimentos em meios sustentáveis para gerar renda e contribuir para o bem-estar de suas famílias.
REDES SOCIAIS