MÍDIA CENTER

Programa Deputado Jovem Baiano é aberto oficialmente pela Assembleia

Publicado em: 03/12/2024 19:54
Editoria: Notícia

Projeto é uma parceria da ALBA com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA
A Casa do Povo sedia durante toda esta semana a 3ª edição do Deputado Jovem Baiano 2024, um programa realizado pela Escola do Legislativo da ALBA em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA). Na abertura oficial do evento, na tarde desta terça-feira (3), no Auditório Jornalista Jorge Calmon, a secretária de Educação, Rowenna Brito, apresentou as boas vindas aos 63 estudantes que foram selecionados nos núcleos territoriais de educação para essa vivência parlamentar, com elaboração de um projeto de lei, discussão e aprovação nas comissões temáticas e votação no plenário.

“Essa agenda para nós é muito especial pelo empoderamento da juventude, pela oportunidade de potencializar tudo o que vocês já constroem na comunidade escolar. Vocês fizeram projetos de lei com problemas e situações que identificaram nos seus municípios para apresentar aqui nesta Casa, com muita responsabilidade e compromisso. Vida longa a essa agenda! Alcancem os espaços dos sonhos de vocês e consigam voar cada vez mais altos”, foi a mensagem da chefe da pasta da Educação, ao saudar os jovens deputados e deputadas.

Autor do Projeto de Resolução 1.861/2007 que criou o Parlamento Jovem Baiano, o deputado Euclides Fernandes (PT) disse estar muito feliz pela presença dos jovens líderes, representantes dos 27 territórios de identidade da Bahia, e pediu que aproveitassem ao máximo para aprender todo o processo legislativo. “Eu desejo de coração que tenham bastante sucesso, que sejam três dias bem positivos de atividades, com uma simulação, como se fosse um deputado estadual, no exercício do mandato, para servir à sociedade baiana”, declarou o petista.

Outro deputado do Partido dos Trabalhadores, Robinson Almeida, fez questão de enaltecer a importância da participação da juventude no mundo da política. “Por mais que algumas pessoas lhes digam que não vale a pena lutar e fazer política, não se conforme com isso. Você é o senhor do seu destino. Se tiver sua determinação, sua convicção e carregar o seu sonho permanente no coração, é daqui dessa sala que pode sair o governador e o presidente da República. Acreditem, vocês são a transformação do Brasil”, incentivou o deputado, que é também presidente da Comissão de Constituição e Justiça.

A presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviços Públicos, deputada Olívia Santana (PC do B), parabenizou o deputado Euclides Fernandes pela Lei do Parlamento Jovem e lembrou que a legislação de combate à pobreza menstrual (PL14.365/2021), sancionada pelo governador Jerônimo Rodrigues, é de sua autoria, mas fruto da iniciativa de duas jovens. “Maria Júlia e Maria Antônia, que participaram do programa, foram ao meu gabinete e deram a ideia. Com esta lei, meninas e mulheres que menstruem passam a contar com uma série de ações voltadas para a promoção da saúde menstrual. Quero deixar o meu testemunho para mostrar o quanto vocês jovens podem nos ajudar”, salientou a comunista.

O deputado Marcinho Oliveira (UB) falou sobre a empolgação dos jovens pela implantação de seus projetos e elogiou o programa por contribuir para alimentar, no universo estudantil, o sonho daquilo que cada um pode contribuir para a melhoria da sociedade. “Eu quero parabenizar a todos vocês que estimulam os jovens na política e que eles possam continuar proporcionando esse sentimento verdadeiro de querer uma sociedade mais justa. Contem com esse deputado que está com as portas do gabinete abertas para receber todas as propostas que possam se transformar em leis para o povo baiano”, destacou o legislador.

A deputada Fabíola Mansur (PSB) considerou fundamental receber a energia da juventude no Parlamento baiano, citou projetos e pautas com foco na luta pelo fortalecimento do SUS, as causas do movimento LGBT e as manifestações contra a violência que mata mulheres. A socialista ressaltou, no entanto, que política é democracia, é respeito ao contraditório, é coisa necessária na vida de todos, sempre em defesa da coletividade. “Quando vocês tiverem a minha idade, vão estar lembrando do dia em que entraram nessa Casa para conhecer o cotidiano do Legislativo. Aproveitem esses dias que podem mudar a vida de vocês. Servir é o propósito de todo político sério e da política”, observou a também procuradora especial da Mulher da Assembleia Legislativa.

Mesmo sendo o início da programação, os jovens deputados tiveram um dia intenso. Eles fizeram poses para a foto, na rampa de acesso ao Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, e depois participaram da cerimônia de entrega dos diplomas, conduzida pela coordenadora do programa “A Escola e o Legislativo”, Laura Ramos. “Cada vez eu aprendo mais, porque vejo que esses jovens se empenham para mudar a mentalidade política de nosso país, com inclusão, diversidade e respeitando as diferenças de opiniões, sempre entendendo que é uma democracia, onde todos podem colaborar, sem ferir os direitos de ninguém. A gente trabalha com os jovens para que possam lutar pelos seus espaços, fazendo valer a sua cidadania”, frisou a servidora pública.

Participaram da composição da mesa dos trabalhos a gerente do Departamento Pedagógico e de Desenvolvimento da Escola do Legislativo, Yuriko Guimarães; o coordenador estadual de Política para a Juventude, Nivaldo Millet; e a coordenadora de Políticas Públicas para a Juventude em Processos Educacionais da SEC, Larissa Lima.

Veja abaixo toda a programação de atividades do DJBA/2024 para os próximos dias:

04/12/2024 (quarta-feira)

09h
Formação dos Partidos Políticos
Eleição da Mesa Diretora
Definição da Presidência das Comissões

10h30 Roda de Conversa: Eleição e Processos Eleitorais

 14h Comissão de Educação
        Comissão de Meio Ambiente, Trabalho, Agricultura e Renda

05/12/2024 (quinta-feira)

09h
Deliberação de Proposições
Comissão de Esportes, Social e Direitos Humanos
Comissão de Saúde, Ciência, Tecnologia e Cultura

11h
Colegiado de Líderes

14h
Sessão Plenária

17h
Reflexões sobre a Vivência Parlamentar

06/12/2024 (sexta-feira)

09h
Passeio ao Museu de Arte Moderna

14h Roda de Conversa; Processo Legislativo e a Efetivação de Direitos à Educação

15h30 Roda de Conversa; As Políticas Públicas para a Juventude e os Impactos na Inserção da Juventude Baiana



Compartilhar: