O deputado Euclides Fernandes (PT), com fundamento no Regimento Interno da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), apresentou uma moção de aplausos pela passagem do aniversário de 40 anos do Museu Eugênio Teixeira Leal. De acordo com o petista, a proposição tem como objetivo reconhecer e celebrar a importante trajetória do Museu Eugênio Teixeira Leal, que este ano completa quadro décadas de dedicação à preservação e valorização do patrimônio cultural da Bahia e do Brasil.
O legislador lembra que o museu foi inaugurado em 1984, no coração do Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, consolidando-se como “uma instituição cultural contemporânea, ativa e indispensável, que reafirmou, ao longo dese longo período, sua missão de ser uma autêntica casa de cultura”. Desde sua fundação, acrescenta o deputado, o Museu Eugênio Teixeira Leal tem contribuído significativamente para a preservação, difusão e apropriação do patrimônio cultural, “desempenhando um papel essencial na formação de cidadãos conscientes e engajados com sua história e identidade”.
No documento, o parlamentar salienta ainda que, através de ações museológicas inovadoras, exposições temáticas e programas educativos, “o museu transcendeu a mera função expositiva, transformando-se em um referencial para o exercício da cidadania e o fortalecimento do senso de pertencimento das comunidades que atende”.
Localizado em um dos maiores símbolos da história e resistência do povo baiano, o Pelourinho, o Museu Eugênio Teixeira Leal não apenas preserva memórias, mas também promove o diálogo entre o passado e o presente, inspirando gerações a valorizar a diversidade e riqueza cultural da nossa sociedade. Seu compromisso com a educação e a cultura reafirma a importância de preservar os valores que moldam nossa identidade.
“Neste marco de 40 anos, é justo e necessário que esta Casa Legislativa reconheça a relevância do museu, homenageando a sua contribuição inestimável para a cultura baiana e brasileira. A celebração deste aniversário não é apenas um tributo à sua história, mas também um incentivo à continuidade de sua nobre missão de promover a cidadania por meio da cultura”, finalizou o deputado Euclides Fernandes, solicitando à Mesa Diretora da Casa Legislativa que esta moção de aplausos seja encaminhada ao Museu Eugênio Teixeira Leal, em nome da museóloga e diretora executiva, Eliene Dourado Bina.
REDES SOCIAIS