A deputada Kátia Oliveira (UB) registrou, na Casa Legislativa da Bahia, uma indicação, direcionada à Prefeitura de Salvador, para a realização de obras e instalação de equipamentos públicos na Rua Genaro de Carvalho, no bairro de Vila Canária. A parlamentar sugeriu ao prefeito Bruno Reis a construção de uma praça pública, instalação de quiosque, implantação de unidade do “Programa Academia Salvador” e construção de quadra poliesportiva na referida rua, atendendo a uma antiga reivindicação da comunidade.
A parlamentar explicou que os moradores pleiteiam a utilização social e urbanística do terreno público, identificado pela Inscrição Imobiliária no 944.562-5, mediante a implantação de equipamentos de lazer, esporte, convivência comunitária e promoção da saúde. Kátia lembrou que, nos últimos anos, a localidade passou por significativo processo de adensamento populacional, especialmente em razão da construção de empreendimentos habitacionais populares. “São apartamentos, viabilizados no âmbito do Fundo de Arrendamento Habitacional (FAR) e do Programa Minha Casa Minha Vida, que ampliaram consideravelmente a demanda por equipamentos públicos de lazer, esporte e convivência comunitária”, pontuou.
Segundo a deputada, a implantação de praça pública, quiosque, unidade da Academia Salvador e quadra poliesportiva assegura melhores condições de integração social, recreação, promoção da saúde e fortalecimento dos vínculos comunitários entre os moradores da região. “Esses equipamentos públicos contribuirão significativamente para a melhoria da qualidade de vida da população local, proporcionando espaço adequado para práticas esportivas, atividades recreativas, convivência familiar e integração”, justificou.
Kátia considera também que a implantação desses equipamentos urbanos representa importante medida de valorização do espaço público, fortalecimento da cidadania e incentivo à ocupação saudável da área, sobretudo por crianças, jovens, idosos e famílias da localidade. “A criação de novos espaços comunitários contribui diretamente para o bem-estar social e para o desenvolvimento econômico, fortalecendo o surgimento de novos comércios e atividades econômicas no entorno, promovendo geração de renda, circulação econômica e valorização urbana da região”, frisou a autora da proposição.
Ela destacou ainda que a instalação de uma unidade Academia Salvador auxilia na promoção da saúde preventiva e no combate ao sedentarismo, refletindo diretamente na redução de problemas relacionados à saúde pública. Ponderou, por sua vez, que a quadra poliesportiva “poderá servir como espaço de incentivo ao esporte amador, desenvolvimento social da juventude e realização de atividades comunitárias, educacionais e culturais”. Com esta indicação, a deputada Kátia Oliveira espera que o Poder Público Municipal possa atender essas demandas do populoso bairro de Vila Canária.
Reportagem: Nivaldo Costa
Edição: Franciel Cruz
REDES SOCIAIS