MÍDIA CENTER

Presidente da ALBA parabeniza Malhada de Pedra e Piatã

Publicado em: 14/07/2026 18:46
Editoria: Presidência

Ivana Bastos registrou na Assembleia a passagem da data magna dos dois municípios
Foto: Ascom/AgênciaALBA
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputada Ivana Bastos, protocolou duas moções de congratulações para celebrar marcos históricos dos municípios baianos Malhada de Pedras e Piatã. Enquanto a primeira comemorou 64 anos de fundação no último domingo (12), a segunda festejou no sábado (11) seus 148 anos de emancipação política consolidada como a capital nordestina dos cafés especiais.

Situada no Território de Identidade Sertão Produtivo, a 630 km de Salvador, “Malhada de Pedras completou 64 anos de fundação provando que o maior patrimônio de uma cidade é a sua gente”, disse a parlamentar. Em sua moção, Ivana Bastos destacou a política de valorização dos recursos humanos adotada pela gestão municipal, fortemente inspirada nos ideais do educador Paulo Freire.

O resultado dessa relação entre estudantes e professores ultrapassou as fronteiras da Bahia. Jovens das redes urbana e rural do município alcançaram um feito histórico na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática, promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Foram 10 medalhas de ouro, 17 de prata e 27 de bronze apenas na categoria Mirim, além de 10 menções honrosas no Ensino Fundamental II.

“A participação dos jovens de Malhada de Pedras foi recorde nacional. É a prova de que a educação não muda o mundo, ela muda as pessoas que vão mudar o mundo”, destacou a presidente da ALBA.

Além do foco educacional, a parlamentar ressaltou o pioneirismo da cidade em políticas de assistência integral, como o Projeto Janeiro Branco, que promove a saúde mental da população, e o incentivo às práticas esportivas locais. A cidade, que tem sua economia baseada na agricultura familiar e pecuária, desmembrou-se de Brumado em 1962.

HISTÓRIA

No coração da Chapada Diamantina, Piatã celebrou 148 anos de emancipação política unindo sua bagagem histórica a um presente de prêmios internacionais. Com 1.280 metros de altitude, é a cidade mais alta e fria de todo o Nordeste brasileiro, característica climática que se tornou seu maior trunfo econômico.

A deputada Ivana Bastos exaltou na Casa Legislativa o título de “Capital do Café Especial”. O clima ameno e as noites frias (com recorde histórico de 9,3°C) retardam a maturação do fruto, garantindo aos grãos piatãenses doçura e aromas que conquistaram o mundo. Produtores locais dominaram o pódio do Cup of Excellence, o “Oscar” global do café, nas edições de 2014 e 2022.
A cidade completou, na verdade, 184 anos de fundação desde o seu primeiro povoamento, impulsionado pelo ciclo do ouro e do diamante nos séculos XVII e XVIII. A moção reconhece o profundo valor desse legado. A Capela de Nossa Senhora do Rosário e a Igreja Matriz do Bom Jesus, ambas tombadas pelo Ipac, além disso, o município abriga 12 comunidades quilombolas certificadas na zona rural (como Capão, Tijuco e Mutuca). Nas localidades de Lapa dos Tapuias, Serra Grande e Três Morros guardam registros de arte rupestre.

“Prestar esta homenagem a Piatã e Malhada de Pedras é reconhecer a força e a diversidade do povo baiano, desde a juventude que se destaca na matemática até o trabalhador rural que eleva o nome do nosso estado para o mundo”, concluiu a deputada, solicitando que as homenagens sejam encaminhadas às prefeituras e Câmaras de Vereadores dos respectivos municípios.

Reportagem: Joana Vitória  
Edição: Franciel Cruz




Compartilhar: