O deputado Angelo Almeida (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), duas indicações direcionadas ao governador Jerônimo Rodrigues em defesa da Igreja de Nossa Senhora dos Alagados, em Salvador. O parlamentar solicitou a conclusão da regularização fundiária do terreno onde estão localizados o templo e os espaços comunitários, além do tombamento da igreja como Patrimônio Histórico Material do Estado.
Na justificativa sobre a regularização fundiária, o parlamentar ressaltou a relevância social e espiritual do local para a comunidade. “Há décadas, a paróquia desenvolve um importante trabalho religioso e assistencial junto à comunidade, sendo referência em acolhimento e promoção da dignidade humana. A plena regularização é necessária para conferir maior segurança jurídica e assegurar a proteção patrimonial desse bem”, pontuou.
Ao defender o tombamento estadual, o deputado destacou o valor arquitetônico e histórico do templo. Inaugurada em julho de 1980 para acolher o Papa João Paulo II em sua primeira visita ao Brasil, a igreja foi construída em apenas três meses, com projeto do arquiteto João Filgueiras de Lima, conhecido como Lelé.
“A preservação dos bens culturais é fundamental para salvaguardar a memória coletiva e manter viva a identidade do nosso povo. Os atributos artísticos, históricos e arquitetônicos da Igreja de Nossa Senhora dos Alagados justificam plenamente o tombamento. Trata-se de uma medida que contribuirá para a preservação de um patrimônio de inestimável valor para a Bahia”, concluiu.
Reportagem: Thiago Virgílio
Edição: Divo Araújo
REDES SOCIAIS