MÍDIA CENTER

José de Arimateia parabeniza Remanso e Conde por emancipações políticas

Publicado em: 12/08/2026 19:13
Editoria: Notícia

Arimateia destaca a trajetória histórica de Remanso e Conde e parabeniza as populações dos dois municípios
Foto: Ascom/AgênciaALBA

O deputado José de Arimateia (Republicanos) apresentou moções de aplausos, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), aos municípios de Remanso e Conde, pela passagem das respectivas datas de emancipação política. Remanso comemorou no último domingo (9) e Conde, na última segunda-feira (10). O republicano parabenizou ambos os municípios pela emancipação política.

“Nesta data festiva, uno-me à população de Remanso para celebrar a trajetória e o constante fortalecimento histórico desta estimada cidade. Presto minha justa homenagem aos remansenses”, afirmou em uma das moções. “Nesta data festiva, celebro com enorme satisfação o aniversário do querido município de Conde”, declarou, na outra.

O parlamentar destacou a história dos municípios de Remanso e Conde, ressaltando suas origens e os processos de formação que contribuíram para a construção da identidade de suas populações. Em Remanso, a ocupação da região ganhou força entre os séculos XVI e XIX, com a chegada de famílias vindas de Pilão Arcado, atraídas pela fertilidade das terras e pela abundância da pesca no Rio São Francisco, cujas águas calmas deram origem ao nome da cidade.
Já Conde tem sua história marcada pela formação do povoado de Itapicuru de Baixo, que, após a construção da Igreja de Nossa Senhora do Monte de Itapicuru da Praia, em 1722, foi elevado a freguesia e, em 1806, à condição de vila, recebendo o nome de Vila do Conde.
Arimateia relembrou os decretos decisivos para a emancipação das cidades. Em Remanso, ela ocorreu por meio da Lei Estadual nº 369, sancionada em 8 de agosto de 1900. Já em Conde, foi através do Decreto Estadual nº 9.662. Segundo o parlamentar, os municípios trazem em sua essência o símbolo da resistência. Diante das expressivas histórias das cidades, José de Arimateia reiterou as felicitações aos municípios, destacando a importância das cidades para o Estado.

Reportagem: Yann Gustavo
Edição: Divo Araújo 



Compartilhar: