MÍDIA CENTER

Arquitetos europeus conhecem história e arquitetura de edifício-sede da ALBA

Publicado em: 15/10/2026 10:57
Editoria: Notícia

Comitiva formada por 11 arquitetos franceses e belgas conheceu a arquitetura do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães
Foto: JulianaAndrade/AgênciaALBA
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) recebeu, nesta quinta-feira (15), a visita de um grupo de arquitetos franceses e belgas. A ação ocorreu no âmbito do programa A Escola e o Legislativo, promovido pela Escola do Legislativo com o intuito de aproximar a sociedade em geral do Parlamento baiano. Desta vez, os visitantes tinham um objetivo muito especial: conhecer em detalhes a arquitetura do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, sede do Legislativo estadual, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

A comitiva, formada por 11 profissionais da arquitetura, foi recepcionada na rampa de acesso da ALBA. No local, o historiador e coordenador do Memorial do Legislativo, Pierre Malbouisson, relatou como a sede do Parlamento foi construída, em 1974, e apresentou o mural do artista Carybé. A obra reúne elementos culturais e históricos da sociedade baiana.

Em seguida, o grupo conheceu o Plenário Orlando Spínola, onde está o painel Procissão de Bom Jesus dos Navegantes, de autoria do artista Carlos Bastos. A obra foi apresentada pelo professor, museólogo e servidor da ALBA Evandro de Carvalho.

Uma das coordenadoras do programa A Escola e o Legislativo, Viviane Souza, falou da importância da visita do grupo. “Tivemos uma visita de uma equipe técnica de arquitetos com um único propósito de compreender a arquitetura aqui da ALBA, saber como a sede foi construída e quais são os conceitos envolvidos no projeto”, explicou.

A gestora também destacou a importância da visita para o programa, instituído pela Casa para recepcionar diversos segmentos da sociedade. “Para nós, é um prazer e uma honra vivenciar um momento como esse, porque mostra que a ALBA tem muito a agregar e apresentar sobre a nossa história e a nossa cultura”, contextualizou.

Reportagem: Aparecido Silva
Edição: Divo Araújo 


Compartilhar: