O município de Jequié comemora amanhã 115 anos de emancipação político-administrativa. Os deputados Leur Lomanto Júnior (PMDB), Sandro Régis (PR) e Euclides Fernandes (PDT) apresentaram, na Assembleia Legislativa, moção de congratulações em homenagem à localidade. Com cerca de 152 mil habitantes, localizado a 365 km da capital baiana, o município faz limites com Ipiaú, Aiquara, Apuarema, Boa Nova, Itagi, Jaguaquara, Jitaúna, Lafaiete Coutinho, Manoel Vitorino e Maracás.
O potencial econômico da região foi destaque na moção entregue pelo peemedebista. "Um fator de grande importância para a economia do município é o poliduto de derivados de petróleo e álcool, que proporcionou a implantação das bases de distribuição das maiores empresas do setor. Jequié, como principal centro de distribuição, abastece toda região sul e sudoeste do estado, indo até parte de Minas Gerais e Espírito Santo. Possui jazidas de ferro, granizo, mármore carrara."
Localizado no centro-sul baiano, a cidade tornou-se distrito de Maracá e dele se desmembrou em 1897, tendo como primeiro prefeito Urbano Gondim. A partir de 1910 é que se torna cidade, para transformar-se depois em um dos maiores e mais ricos municípios baianos. "Pelo curso navegável do Rio de Contas, pequenas embarcações desciam transportando hortifrutigranjeiros e outros produtos de subsistência. No povoado já formado, os mascates iam de porta em porta, vendendo seus produtos. Tropeiros chegavam igualmente a Jequié carregando também os seus produtos no lombo de burros. O seu principal ponto de revenda dos canoeiros, mascates e tropeiros deu origem à atual Praça Luiz Viana, que tem esse nome devido a uma homenagem ao governador da Bahia que emancipou a cidade. Aí veio a desenvolver-se a primeira feira livre, que a partir de 1885 ganhou mais organização com a decisão dos comerciantes italianos José Rotondano, José Niella e Carlos Marotta de comprar todo o excedente dos canoeiros e de outros produtores", contou Régis, na moção entregue à Mesa Diretora.
Já o pedetista Euclides Fernandes destaca alguns aspectos de Jequié: cordialidade da população, o clima agradável que varia de 13°C a 36°C, além da hospitalidade dos jequieenses. Ainda de acordo com o parlamentar, a população se destaca pela beleza herdada da miscigenação de índios e negros, somada àquelas dos imigrantes italianos e árabes.
Jequié completa 115 anos de emancipação política hoje, dia 25 de outubro, momento de recordar a história, vivenciar o presente e projetar o futuro, certos de que nós, cidadãos jequieenses, estamos construindo caminhos no sentido de consolidar definitivamente a querida "Cidade Sol" como expoente cultural, social e econômico da Bahia, frisa o pedetista.
Como um dos representes do município na Assembleia Legislativa, Euclides, finalizou sua moção parabenizando a todas as famílias, amigos e amigas da querida Jequié e a todos os cidadãos que construíram e constroem o dia a dia da cidade, pois "a luta diária engrandece o homem, purifica a alma e constrói caminhos para as gerações que presenciarão o futuro", concluiu.
REDES SOCIAIS