MÍDIA CENTER

Santana pede Unidade de Pronto Atendimento

Publicado em: 05/12/2012 00:00
Editoria: Diário Oficial

Parlamentar explica que Camacan tem 31,4 mil habitantes, entre os quais, muitos dependem do SUS
Foto:

Que "sejam adotadas as providências pertinentes" pelo governador Jaques Wagner, através da Secretaria da Saúde, para a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Camacan. É o que pede, em indicação, o deputado Coronel Gilberto Santana (PTN), para quem as UPAs "integram a Política Nacional de Urgência e Emergência, orquestrada pelo Ministério da Saúde em 2003, que dirige e reestrutura a rede de urgência e emergência no país, objetivando a integração das urgências".
Quando o caso for de maior complexidade, lembra, o paciente será transferido para um hospital que tenha infraestrutura adequada para tal atendimento. "O grande diferencial desta medida é que nas regiões extremamente carentes de saúde básica, as UPAs têm assumido papel de relevância, pois, ao prestar os primeiros serviços no momento exato, os pacientes têm uma chance maior de sobreviver."
Conforme Coronel, em Camacã, "a situação não é muito diferente das outras cidades do estado". Com população de 31,4 mil habitantes, "os usuários do serviços do SUS, majoritariamente pessoas com baixa renda familiar, carecem de uma prestação eficaz nos momentos de necessidade, seja por doenças crônicas, viroses, acidentes e outros sinistros".
O parlamentar justifica sua iniciativa ainda no sentido "de acolher o pleito da população que tanto clama por uma prestação de serviço de saúde capaz de atender suas necessidades, visto que elas têm neste serviço a única forma de alcançar um atendimento de urgência".



Compartilhar: