MÍDIA CENTER

Coronel Gilberto saúda três cidades que fazem 60 anos

Publicado em: 12/12/2012 00:00
Editoria: Diário Oficial

Deputado parabenizou municípios pelas emancipações
Foto:

Os municípios de Iguaí, Itajuípe e Coaraci comemoraram 60 anos de emancipação político-administrativa. Na ocasião, o deputado Coronel Gilberto Santana (PTN) apresentou, na Assembleia Legislativa, moção de congratulações. "É com imenso prazer que, na data de hoje, homenageio com estas moções estes municípios e os seus povos pela passagem do 60º aniversário de emancipação", disse o parlamentar.
Com cerca de 21 mil habitantes, localizado a 442 km da capital baiana, o município faz limites com Almadina, Itajuípe, Itapitanga, Ibicaraí, Ilhéus e Ibicuí. É banhado pelo Rio Almada, que desemboca na cidade de Ilhéus. "Minha alegria é manifesta com esta oportunidade, pois saúdo o município de Coaraci, o qual me viu nascer e crescer, assim como os membros da minha família. Comemorar o aniversário deste tão querido município é, além de uma grande alegria, um ato de agradecimento. Congratulo-me com todos os cidadãos coaracienses por esta data e pela sua bem traçada história", disse Gilberto Santana.

ITAJUÍPE

O potencial econômico da região foi destaque na moção entregue pelo deputado. "Sua economia é marcada pelo setor agrícola e sua cultura principal é a do cacau, localizando-se no coração da chamada região cacaueira da Bahia. Existe atividade industrial, porém, sem o destaque da cultura do cacau, que mantém a subsistência dos cidadãos desta região há muito". O principal acesso rodoviário ao município é pela BR-101, com um vocábulo indígena que significa pedra espinho, Itajuípe foi desmembrada de Ilhéus.

IGUAÍ

A origem do município foi destaque no documento entregue pelo deputado. O município fazia parte de Poções. Na maior parte de sua extensão, era constituído por matas virgens, rios e contava com uma dispersa população nativa e de poucos imigrantes. "Decorrido algum tempo e em virtude de ficar a povoação às margens do Rio Gongogi, onde os indígenas, primitivos habitantes da região, se abasteciam de água, foi-lhe dado o nome de Iguaí, vocábulo tupi-guarani que quer dizer fonte de água", explicou o deputado.
O município possui uma bacia hidrográfica com mais de 1.600 nascentes, 180 cachoeiras e cascatas, dezenas de rios, vales e serras.



Compartilhar: