MÍDIA CENTER

Leur Lomanto Júnior saúda São Sebastião

Publicado em: 25/01/2013 00:00
Editoria: Diário Oficial

Peemedebista lembrou que os festejos em homenagem ao padroeiro mobilizam muitos municípios
Foto:

São Sebastião, padroeiro de várias cidades do país, é também patrono dos municípios de Seabra e Barra do Choça. Os festejos ao padroeiro, que acontecem no dia 20 de janeiro, são bastante celebrados nos municípios, através de missas, orações, louvores e procissões. A data foi lembrada na Assembleia Legislativa, através de moção de congratulações, dirigida às duas cidades e apresentada pelo deputado estadual Leur Lomanto Júnior (PMDB). "Que São Sebastião continue abençoando estas cidades e derramando graças em seus habitantes", afirmou o deputado.
Segundo Leur Lomanto, a história do santo remete à entrega e ao sacrifício cristão, pois, em nome da fé, São Sebastião foi perseguido e massacrado pelas autoridades. Nascido na França, no ano de 256, ele foi morto por ordens do imperador romano Diocleciano. A sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo sumariamente como traidor, tendo ordenado sua execução por meio de flechas, símbolo constante na sua iconografia.
Ele foi dado como morto e atirado no rio, mas foi encontrado e socorrido por Irene (Santa Irene). Apresentou-se novamente diante de Diocleciano, que ordenou, então, que ele fosse espancado até a morte. Seu corpo foi jogado no esgoto público de Roma. Luciana (Santa Luciana, cujo dia é comemorado em 30 de junho) resgatou seu corpo e sepultou-o nas catacumbas.
São Sebastião é comemorado na Bahia também nos municípios de Brumado, Caturama, Alcobaça, Caravelas, Ilhéus, Itambé, Trancoso, Igaporã, Cumuruxatiba, Maraú e Mascote.



Compartilhar: