Tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei de autoria do deputado Marcelino Galo (PT), que reconhece as colônias de pescadores como patrimônios culturais e imateriais da Bahia. De acordo com o parlamentar, apesar das conquistas culturais, sociais, políticas e econômicas, carregadas pelo movimento operário e sindical, asseguradas na Constituição Federal, é preciso avançar na organização dos trabalhadores da pesca.
Marcelino Galo observa que os pescadores organizados nas colônias desenvolvem vasta atividade cultural na Bahia, destacando-se a Festa de Iemanjá, maior festa de largo de Salvador e de todo o estado. A festa acontece no Rio Vermelho, tanto na terra quanto no mar, com músicas baianas e fogos de artifício animando e engarrafando as vias estreitas.
"Geração a geração, filhos de pescadores têm seguido o mesmo caminho. Quando não se tornava pescador, seguia o rumo de peixeiro, mas sempre permanecendo na mesma linha. Neste sentido, é fundamental reconhecer que as colônias de pescadores são um patrimônio cultural e imaterial da Bahia, como forma de fortalecer os laços culturais e econômicos destes baianos com a nossa terra e sua cultura", justificou o deputado.
REDES SOCIAIS