Em sua primeira reunião ordinária do ano, ocorrida na manhã de ontem, na Assembleia Legislativa, a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo logo aprovou dois requerimentos, ambos por unanimidade, sendo um relativo à reinstalação da Subcomissão Especial de Desenvolvimento Urbano, sugerido pelo deputado Rosemberg Pinto (PT) e, o outro, uma sugestão do deputado Paulo Rangel (PT), convidando alguns secretários de Estado para comparecer ao colegiado, como José Sérgio Gabrielli, secretário do Planejamento; James Correia, secretário da Indústria, Comércio e Mineração; Domingos Leonelli, secretário de Turismo e, por fim, Otto Alencar, secretário de Infraestrutura. Este último foi sugerido pela deputada Ângela Sousa.
De acordo com o novo presidente do colegiado, deputado Herbert Barbosa (DEM), o intuito principal da comissão é contribuir para que importantes obras sejam concretizadas e dentro do prazo previsto, mais até do que funcionar apenas como um mecanismo fiscalizador. "Estamos com o anúncio de uma grande e importante obra para a nossa capital e região metropolitana, que é a construção da ponte Salvador- Itaparica. Esta precisa ser acompanhada com atenção para que não ocorra os entraves que estão acontecendo com a Ferrovia de Integração Oeste- Leste (Fiol)", disse Herbert.
A vice-presidente do colegiado, deputada Ângela Sousa (PSD), concordou com o colega e enalteceu a relevância de obras como a Fiol e o Porto Sul para a interiorização do desenvolvimento. "Precisamos estar atentos e ajudando, porque são sonhos do nosso povo baiano de poder ter essa ferrovia, ter esse porto, onde vai gerar a economia e empregos. E o que me dá muita alegria é ver que estamos interiorizando as obras, não ficando apenas na região metropolitana, interiorizando o crescimento de nosso estado", declarou a parlamentar.
IMPORTÂNCIA
Maria del Carmem (PT) também ressaltou a importância de obras como a Fiol e o Porto Sul e a necessidade de retornar o funcionamento dessas comissões especiais. "A Comissão de Infraestrutura tem uma interface enorme com algumas comissões especiais que precisam voltar urgente aos debates", frisou. A deputada aproveitou a oportunidade para entregar uma síntese do relatório das atividades realizadas no ano de 2012 pela Subcomissão Especial de Desenvolvimento Urbano, a qual presidiu. Ela também agradeceu a aprovação do requerimento que permitirá a continuidade do trabalho da subcomissão, composta ainda pelos deputados Rosemberg Pinto (PT), Vando (PSC) e Cacá Leão (PP), sob sua liderança.
Outra entrega de relatório foi realizada pelo ex-presidente da Comissão de Infraestrutura, deputado Tom Araújo (DEM). Ele passou para as mãos do atual presidente todas as ações efetivadas enquanto esteve à frente da comissão, salientando as questões relativas ao ferry boat, empresa TWB e Agerba, e a Via Bahia, sugerindo que fosse dado seguimento ao acompanhamento desses e outros assuntos. A sua atitude foi louvada pelos deputados presentes, inclusive pelo colega Paulo Rangel (PT), que mencionou ser "uma atitude quase inédita, pois embora já tenha ocorrido, não é uma prática, e muito importante, já que os trabalhos nas comissões devem ser continuados".
REDES SOCIAIS