Gavião e Capela do Alto Alegre comemoram hoje mais um ano de emancipação política. No dia 20, quarta-feira, são os moradores da cidade de Pé de Serra que celebram esse momento histórico. Os três municípios pertencem à Bacia do Jacuípe e receberam da deputada Neusa Cadore homenagens pelas datas. Neusa falou sobre a importância desses municípios para a Bahia e frisou a força do povo. "Essa data especial faz com que a gente comemore, mas também nunca se esqueça da força e da coragem do povo do semiárido", declarou Neusa.
GAVIÃO
A antiga Fazenda Gavião, de propriedade de um fazendeiro que se estabeleceu na localidade no início do século XVIII, foi o local escolhido para a construção de uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, padroeira local, dando origem ao povoado que mais tarde originou à cidade, antes pertencente ao município de Riachão do Jacuípe.
Neusa destacou o trabalho realizado pela gestão pública local. "Já é reconhecida a atuação do governo municipal para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população; por isso, quero cumprimentar a administração e toda a população da cidade de Gavião, parabenizando-os por esta data, desejando-lhes sinceros votos de progresso e reafirmando nosso compromisso com o crescimento desta terra", declarou Cadore.
CAPELA DO ALTO ALEGRE
Com uma economia marcada pela agricultura familiar e a pecuária, o município também é conhecido pela sua forte tradição religiosa e cultural. Destacam-se o samba regional, as homenagens ao Padroeiro local e as festas juninas, que atraem gente de todos os cantos da Bahia. São 101 anos de história e 28 anos de emancipação político-administrativa. O primeiro plebiscito visando à emancipação política ocorreu em 1984; contudo, o desmembramento definitivo se deu por meio da Lei nº 4.409 de 19 de março de 1985.
PÉ DE SERRA
Também desmembrado de Riachão do Jacuípe, Pé de Serra foi elevado à categoria de município pela Lei n.º 4.411, de 19 de março de 1985. Neusa ressaltou o trabalho dos jovens integrantes do Clube dos Contempladores da Natureza Pedeserrense, que nos últimos anos lutam pela preservação ambiental e o desenvolvimento local sustentável, com incentivo ao ecoturismo como promotor de geração emprego e renda.
"Pé de Serra conquistou avanços importantes, a partir da luta e da mobilização popular e do governo local. Por isso, presto homenagem ao povo dessa terra pela força, alegria, perseverança e coragem com que enfrenta os desafios diários", concluiu Cadore.
REDES SOCIAIS