MÍDIA CENTER

Aniversário de Itaberaba é destacado na AL

Publicado em: 27/03/2013 00:00
Editoria: Diário Oficial

Cacá Leão e Pedro Tavares fizeram questão de apresentar moções parabenizando o povo do município
Foto:

O município de Itaberaba comemorou ontem 136 anos de emancipação político-administrativa. Na ocasião, os deputados Cacá Leão (PP) e Pedro Tavares (PMDB) apresentaram, na Assembleia Legislativa, moções congratulando-se com o povo da cidade. Com cerca de 70 mil habitantes, localizado a 276 km da capital baiana, Itaberaba faz limites com Boa Vista do Tupim, Ipirá, Iaçu e Ruy Barbosa.
O potencial econômico da região foi destaque na moção entregue pelo progressista. "Como principal centro regional, tem uma economia pujante baseada principalmente no seu forte comércio, uma indústria crescente, tendo como destaque a indústria de móveis, além da agricultura se destacar como atividade econômica de grande importância para o município, que é o maior produtor de abacaxi da Bahia e 4º do Brasil, sem deixar de citar a apicultura, que é uma das atividades rurais mais promissoras e rentáveis, tornando assim uma grande alternativa de sobrevivência e fixação do homem no campo", afirmou Cacá Leão.
Localizado no centro-norte baiano, a região que hoje incorpora o município integrou a capitania da Baía de Todos-os-Santos e foi concedida através de sesmarias às pessoas abastadas da época, sendo vendida por seus sucessores, aproximadamente, 100 anos depois para aventureiros vindos de vários pontos. "A região do Vale do Paraguaçu era dominada pelos índios, porém foram vencidos pelos conquistadores por volta de 1673. Um marco significativo na história de Itaberaba é a construção da capela de Nossa Senhora do Rosário do Orobó, edificada em 1809 por Antônio de Figueiredo Mascarenhas e, assim, em volta desta capela se desenvolveu a cidade atual. Em 26 de março de 1877, o município elevou-se à categoria de vila do Orobó, com a Primeira Câmara instalada em 30 de junho de 1877, tornando-se político-administrativa, assumindo a função executiva e legislativa. Na data 25 de junho de 1897, vinte anos depois de emancipada politicamente, foi elevada pela lei estadual nº. 176 à categoria de cidade, recebendo o nome de Itaberaba, que em tupi-guarani significa pedra que brilha", contou Tavares.



Compartilhar: