A deputada Kelly Magalhães (PC do B) encaminhou uma moção de congratulações para o município de Barreiras pelos 122 anos de fundação. Barreiras, também conhecida como “A Capital do Oeste Baiano”, “Capital da Soja”, tamanha a sua importância no cenário brasileiro é o décimo segundo mais populoso da Bahia, com uma população de mais de 141 mil habitantes.
Barreiras é cortada pelo Rio Grande, principal afluente da margem esquerda do Rio São Francisco, e tem no seu município o não menos belo, Rio de Ondas, além de outras belezas naturais.
Em seu território foi recentemente descoberto o precioso e raro metal, tálio, que impulsionará ainda mais o seu desenvolvimento. Habitada por baianos, cearenses, piauienses, gaúchos, catarinenses e pessoas de todos os locais do país, Barreiras é uma cidade mãe de todos os baianos e brasileiros.
A presença do homem em Barreiras remonta à pré-história. Sítios arqueológicos com material significante para o estudo da presença do homem foram encontrados na região. Hoje, urnas funerárias com esqueletos, armas e objetos de pedra lascada e polida fazem parte do acervo em exposição no Museu Municipal. As pinturas rupestres deixadas nas paredes das grutas são outros vestígios legados por esses habitantes. São achados importantes, que deram início à pesquisa arqueológica na região. Na época da chegada dos colonizadores europeus ao Brasil (século XVI), a porção central do país era ocupada por indígenas do tronco linguístico macro-jê, como os acroás, os xacriabás, os xavantes, os caiapós, os javaés e etc, conforme destaca a deputada Kelly Magalhães.
REDES SOCIAIS