O deputado Mario Negromonte Júnior (PP) dedicou moção de aplauso, na Assembleia Legislativa, em reconhecimento a "grandiosa festa da fé", como se referiu à romaria ao santuário do Bom Jesus da Lapa, ocorrida neste ano, no município de Bom Jesus da Lapa. "A romaria 2013 já é mais um motivo para o povo lapense se orgulhar cada vez mais da sua cidade natal", disse o parlamentar, que ainda afirmou "que foi um evento que entrará para a história da cidade, reunindo cerca de 800 mil pessoas nas ruas".
Negromonte ressalta que a romaria de Bom Jesus da Lapa é considerada uma das três maiores do Brasil, perdendo apenas para Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, e Juazeiro do Norte, no Ceará. O parlamentar destaca que esta é uma tradição que atravessou os séculos. Há mais de 320 anos, o santuário recebe devotos peregrinos que deslocam-se até lá para pagar suas promessas, rezar, visitar e pedir bênçãos como sinal de fé ao Bom Jesus.
A imagem do Bom Jesus chegou ao local da peregrinação em 1691, trazida pelo português Francisco de Mendonça Mar. Segundo relatos históricos, ele saiu de Salvador caminhando pelo sertão e levando consigo a imagem do santo, que é considerada pelos romeiros a representação do Jesus crucificado, e também a de Nossa Senhora da Soledade.
O parlamentar fez questão de parabenizar, nominalmente, os responsáveis pela organização da romaria, como o prefeito Eures Ribeiro e os vereadores Miguel, Ricardo, Zenilton, Romeu, Maria da Rocha, Lorisvaldo, Romélia, Rita Ribeiro, Tião Careca e Davi. Para ele, o evento contou com uma "grande organização da prefeitura e da câmara, pois o que se viu foi trânsito organizado, limpeza das ruas e uma belíssima queima de fogos que emocionou a todos os presentes", ratificou.
REDES SOCIAIS