Presidida pela deputada Maria del Carmem (PT), a Comissão Especial de Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa realizou mais uma reunião ordinária, na manhã de ontem, na sala Herculano Menezes. Na ordem do dia, estavam a apresentação de informações acerca das atividades do grupo de trabalho de pós-ocupação na Caixa e do relatório da audiência pública sobre a Praia da Preguiça, os impactos da ampliação do quebra-mar da Bahia Marina e a ameaça de fechamento da praia.
Segundo Thaís Rebouças, assessora do colegiado e integrante do grupo de trabalho (GT), este foi criado no Conselho Estadual das Cidades, o qual a presidente Maria del Carmem integra como representante da Assembleia Legislativa. "A criação do GT foi uma demanda dos movimentos de luta pela moradia e direito à cidade, membros do conselho, com o objetivo de resolver ou mitigar os problemas enfrentados pelos moradores dos empreendimentos habitacionais", definiu Thaís. O GT se reúne, semanalmente, na superintendência da Caixa e conta com representações dos movimentos, da Caixa, da prefeitura, do Governo do Estado e da Comissão Especial de Desenvolvimento Urbano da Casa.
RELATÓRIO
O relatório com os encaminhamentos definidos na audiência pública foi repassado a todas as partes envolvidas no processo da Praia da Preguiça, tais como: Bahia Marina, ministérios Público Estadual e Federal, Ibama, Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Prefeitura e Governo do Estado, além de demais entidades e pessoas que participaram do evento.
Maria del Carmem afirmou que ficou evidente a necessidade da realização de novos debates com a sociedade, a fim de esclarecer todos os questionamentos. "A realização de novas audiências públicas beneficiará a Bahia Marina pela possibilidade de construção de uma nova relação com a cidade", afirmou a parlamentar e completou: "Esperamos que esse espaço ocupado pela Bahia Marina possa ser pensando de forma a garantir a utilização por toda a cidade, já que hoje está reservado para um determinado segmento da sociedade."
REDES SOCIAIS