O deputado Waldenor Pereira(PT) comemorou na Assembléia Legislativa o aniversário de emancipação política de Caculé, sua terra natal, através de moção de congratulações que deu entrada junto à Secretaria Geral da Mesa da Casa. A cidade completou, no último dia 14, 86 anos de criação formal, mas tem as suas raízes bem mais antigas, remontando à chegada do escravo fugido, Manuel Caculé, na região.
Em 1854 estão documentadas as primeiras iniciativas de formação de povoado naquela área, explica Waldenor, político que tem como base principal de atuação Vitória da Conquista, que tem em sua área de influência a cidade de Caculé. Segundo o deputado petista, dona Rosa Prates, proprietária de extensa propriedade e de inúmeros escravos, depois de alforriar legalmente Manuel Caculé, doou as terras em que foi construída a capela do Sagrado Coração de Jesus ? até hoje padroeiro da cidade.
O povoado erguido nas imediações da capela cresceu, diz Waldenor, "e com ele o sonho da emancipação política que aconteceu em 14 de agosto de 1919, através da Lei de número 1.365, assinada pelo então governador Antônio Muniz". É por possuir raízes diretamente relacionadas com um escravo, frisa o deputado do PT, que Caculé é um dos poucos municípios baianos a reverenciar a mão-de-obra escrava.
Ele explicou ainda que o município tem na agricultura, pecuária e silvicultura a sua base produtiva, informando que Caculé possui hoje cerca de 25 mil habitantes ? na sua imensa maioria dedicados à agricultura de subsistência, destacando na área agrícola a importância das culturas de milho, feijão, mandioca e cana, matéria-prima do tradicional aguardente produzido ali.
Waldenor Pereira dedicou o segmento final da sua moção para fazer uma declaração de apoio à sua terra, ressaltando a sua disposição de "trabalhar para contribuir com o avanço e crescimento, para que todos os seus habitantes possam viver melhor, com liberdade de poder buscar, enquanto cidadãos que constróem um novo tempo, condições melhores de moradia, alimentação, saúde e trabalho". E desejou que esse seja o lema de todos aqueles que desejem ver o município de Caculé melhor.
REDES SOCIAIS