MÍDIA CENTER

Muniz comemora tombamento de terreiro

Publicado em: 23/08/2005 09:29
Editoria: Diário Oficial

Roberto Muniz felicita o pai Balbino (do Ilê Axé Opô Aganju) e o povo de Lauro de Freitas
Foto: null

Felicitações ao babalorixá Balbino Daniel de Paula, o pai Balbino, e toda a população de Lauro de Freitas foram apresentadas, na Assembléia Legislativa, pelo deputado Roberto Muniz (PP) pelo tombamento do Terreiro Ilê Axé Opô Aganju, do Alto da Vila Praiana. O parlamentar apresentou moção de congratulações pelo fato, destacando a história e importância da entidade para a cultura do estado.

"Hoje, o terreiro é uma importante referência do Alto da Vila Praiana, que, além de preservar e disseminar as raízes da cultura iorubana, desenvolve um forte trabalho social de assistência a famílias carentes e mantém a creche-casulo Vovó Ana, que atende a crianças de 2 a 6 anos", disse o parlamentar.

O terreiro foi fundado em 1972 pelo pai Balbino, neto de escravos nascido em Ponta de Areia, na Ilha de Itaparica, em 1940. Descendente de tradicional família de sacerdotes do candomblé, ele se mudou para Salvador após a morte do pai, Pedro Daniel. Na capital, ele travou conhecimento com a ialorixá do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, Mãe Senhora, tornando-se o primeiro filho-de-santo do sexo masculino iniciado pela ialorixá. Aos 6 anos, conheceu o antropólogo e fotógrafo francês Pierre Fatumbi Verger, que se tornou seu amigo e o ajudou a fundar o terreiro na Estrada Velha de Ipitanga.



Compartilhar: