Os 95 anos de emancipação de Itabuna foram saudados na Assembléia Legislativa com uma moção de congratulações do deputado J. Carlos (PT), que parabeniza a população da cidade e registra que o município, "com mais de 190 mil habitantes, é o maior colégio eleitoral da região sul da Bahia e um pólo regional significativo." O petista salienta "a sua localização privilegiada e a vocação histórica para o comércio que colocaram a cidade na vanguarda da prestação de serviços."
Continuando com o perfil socioeconômico que traçou, ele informa que a região "é o quarto mercado consumidor da Bahia, onde Itabuna se consolida como o epicentro das demandas regionais, ocupando papel de referência no sul." Ele acrescentou que, aproximadamente, 90 municípios de menor porte gravitam em torno de seu eixo produtivo, totalizando cerca de dois milhões de habitantes, que usam a sua bem desenvolvida estrutura de serviços ? especialmente na área de saúde.
Para J. Carlos, esses potenciais vêm atraindo indústria, bancos, empresas diversas, concessionárias de automóveis, transportadoras e uma vasta rede de firmas nos mais variados segmentos da prestação de serviços, alavancando o crescimento econômico do município. Destacou, portanto, "o ótimo nível de crescimento e a posição privilegiada ocupada pela cidade, sede da comunicação no interior e referência em áreas como saúde, comércio e educação."
O petista fez de forma breve também um panorama geográfico-ambiental do município, banhado pelo Rio Cachoeira, "com expansão em seu território de 12 quilômetros, com média de 40 metros de largura." Esse rio nasce em Vitória da Conquista com o nome de Rio Colônia, na serra da Itaraca, que corre sobre leito rochoso, com muitas corredeiras. O nome de origem indígena da cidade foi inspirado no curso desse rio, especificamente em suas pedras pretas.
REDES SOCIAIS