Os presidentes das Câmaras de Vereadores dos municípios de Mata de São João, Benedito Vieira (PTB), e São Sebastião do Passé, Jauser Mesquita (PP), acompanhados por todos os vereadores das duas Casas e de outras lideranças políticas, tiveram uma audiência ontem com o presidente da Assembléia Legislativa, Clóvis Ferraz (PFL). O encontro, que aconteceu no gabinete da presidência, teve o objetivo de encaminhar a Ferraz o pedido de inclusão das duas cidades na Região Metropolitana de Salvador, à semelhança de vizinhos como Dias D?Ávila e Camaçari.
Participaram da reunião os deputados Paulo Azi (PFL), líder da maioria, Marcelo Nilo (PSDB), Edmon Lucas (PTB), Roberto Carlos (PDT), Lídice da Mata (PSB), líder da minoria, Edson Pimenta (PCdoB), Humberto Cedraz (PTdoB), Luciano Simões (PMDB) e Tude (PFL). Segundo o representante de São Sebastião do Passé, o pleito é consenso entre todas as lideranças políticas, comunitárias e do empresariado local. "Temos as mesmas características das outras cidades da RMS, mas não fazemos parte dela. É importante para o futuro dessas cidades que essa situação mude", afirmou Mesquita.
Entre os benefícios que os municípios terão se passarem a fazer parte da RMS, Mesquita apontou a possibilidade de estudantes portarem cartão de meia passagem nos ônibus urbanos e inclusão em programas de saneamento básico e de financiamentos internacionais, que são destinados exclusivamente a regiões metropolitanas. "Além disso, os prefeitos ganham força política, o que sempre é importante para a atração de obras para nossa gente", completou Vieira, lembrando que Mata de São João está a apenas 56km de Salvador.
O deputado Tude, que já foi prefeito de Camaçari, comentou que a RMS foi constituída em uma época em que ainda não haviam sido feitos tantos investimentos e as cidades não eram tão populosas. Já Marcelo Nilo afirmou que a inclusão das duas cidades na área metropolitana da capital baiana é uma luta que deve ser dos 63 deputados.
Clóvis Ferraz afirmou que acha justa a reivindicação, explicando que é preciso um projeto do Executivo para que ela possa se tornar realidade. "Temos um diálogo permanente com o governo do estado no sentido de construir melhores condições de vida para os baianos. Vamos juntar esforços para conseguir a inclusão de Mata de São João e São Sebastião do Passé na RMS, o que, percebo, é um desejo de todos", observou.
REDES SOCIAIS