MÍDIA CENTER

Morte de Eduardo de Freitas consterna Jurandy Oliveira

Publicado em: 25/08/2005 12:08
Editoria: Diário Oficial

Jurandy salienta a extensa folha de serviços prestada por Eduardo à Bahia e ao Brasil
Foto: null
 

Consternou o deputado Jurandy Oliveira (PL) o falecimento de Eduardo de Freitas Filho, aos 67 anos, em decorrência de complicações advindas de cirurgia cardíaca, e ele registrou esse sentimento em moção de pesar que apresentou na Assembléia Legislativa, onde historia a sua bem- sucedida carreira como funcionário público das três esferas de poder. O deputado do Partido Liberal citou Edmund Burk para resumir o legado do técnico recém desaparecido: "Burk dizia que tudo o que é necessário para que o mal triunfe é que os homens bons não façam nada. Eduardo de Freitas fez muito."

Ele nasceu em 30 de abril de 1938 em Goiânia, mas construiu a sua trajetória de bons serviços prestados ao público aqui na Bahia, onde se graduou em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia, em 1964, instituição em que teve participação ativa ? exercendo diversas funções de responsabilidade, como professor, membro suplente do Conselho de Coordenação, membro do Colegiado de Cursos de Administração e do Conselho Social da Vida Universitária. Eduardo de Freitas foi ainda técnico do Instituto do Serviço Público, ISP, onde chefiou a divisão de Assistência Técnica, além de chefiar a Assessoria de Planejamento e de Gabinete da Reitoria.

Na Ufba, ele foi ainda pró-reitor de Planejamento e superintendente de Pessoal, mas a sua atuação não se deu apenas nos meios acadêmicos, informa Jurandy Oliveira, pois no extinto Banco Nacional de Habitação, BNH, de onde tornou-se funcionário, ele ocupou as gerências de Ações de Natureza Social e de Administração e Recursos Humanos na Bahia e em Sergipe. Depois tornou-se assistente técnico da Caixa Econômica Federal, CEF, onde se aposentou ocupando na instituição as chefias do Departamento Regional de Administração e Recursos Humanos ? para Bahia e Sergipe ? e de Saneamento e Desenvolvimento Urbano em nosso estado.

Jurandy lembrou ainda a sua ação na área da prefeitura de Salvador e sua passagem pela assessoria parlamentar da Assembléia Legislativa. Explicou que Eduardo de Freitas atuou na Conder, Companhia de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Salvador, como suplente, instituição de que participou do conselho de administração, tendo presença também em conselhos de órgãos como a Empresa de Processamento de Dados da Bahia, Prodeb, a Companhia de Engenharia Rural da Bahia, Cerb, a Companhia de Energia Elétrica da Bahia, Coelba, o Instituto de Previdência do Estado da Bahia, Iapseb, a Distribuidora de Títulos e Valores da Bahia, Dibahia, e a Companhia de Habitação da Bahia, Urbis.

Ele participou ainda da Comissão de Política de Pessoal do Estado da Bahia e das comissões para reforma administrativa da Cidade de Salvador e de Reorganização Administrativa da Secretaria estadual da Fazenda, além do Conselho Municipal de Transportes. Foi diretor de Planejamento da Embasa, secretário municipal de Administração e Serviços Públicos na gestão do prefeito Jorge Hage e subsecretário estadual da Fazenda no governo Waldir Pires. Depois de fazer este resumo do currículo de Eduardo de Freitas, o parlamentar do PL lembrou que ele foi um "bom marido, pai extremoso e amigo querido por todos, admirado, sobretudo, pela conduta retilínea, contribuindo para o desenvolvimento da Bahia, do Brasil e de Salvador."



Compartilhar: