Localizado no Recôncavo baiano, Muritiba comemorou 86 anos de emancipação política e administrativa no último dia 8. A data foi lembrada na Assembléia Legislativa, onde o deputado Vespasiano Santos (PFL) manifestou suas congratulações à população do município, através de uma moção protocolada na Secretaria Geral da Mesa. Muritiba foi emancipado em 1919, com território desmembrado de São Félix.
A história da região onde se encontra hoje Muritiba teve início em 1559, quando jesuítas e exploradores portugueses escalaram a serra que margeia o Rio Paraguaçu, alcançando o planalto e fundando uma povoação. "Circunstâncias locais favoreceram o desenvolvimento da comunidade, formada por índios botocudos, elementos negros e colonos portugueses, dando origem à cultura do fumo e da mandioca", contou Vespasiano Santos no documento.
De acordo com ele, já em 1600 teve início a construção da atual matriz de São Pedro. Depois transformada em paróquia, ela exerceu papel de relevo na formação da futura cidade. Vespasiano contou que o ambicioso plano para a igreja não chegou a ser concluído. "Sua planta se inscreve num retângulo perfeito, comumente adotada nas igrejas sedes de freguesias e irmandades, mas não houve recursos para executar os corredores laterais e tribunas", observou.
Depois de fazer um histórico sobre a origem do município, o autor da moção traçou um quadro otimista dos dias atuais. E destacou a eleição do atual prefeito do município, Roque Luiz Dias dos Santos. "Suas ações administrativas já podem ser percebidas em vários aspectos, a exemplo da melhoria de serviços públicos e fortalecimento da gestão, e da atração de investimentos que geram oportunidades de emprego e renda para população", afirmou.
Vespasiano também fez questão de ressaltar a atuação da secretária de Educação do município, Rejane Cerqueira. De acordo com o deputado, ela vem desenvolvendo uma ampla programação de espetáculos musicais e teatrais gratuitos, beneficiando a população. "O objetivo é proporcionar aos moradores a oportunidade de vivenciar um debate cultural, incentivando as manifestações folclóricas populares e oferecendo atividades artísticas para a comunidade como shows, exibição de peças teatrais e exposição de artesanato", explicou ele.
REDES SOCIAIS