MÍDIA CENTER

Mineiro da Belgo é homenageado

Publicado em: 26/08/2005 09:31
Editoria: Diário Oficial

Clóvis Ferraz e Eliana Boaventura entregam o título de Cidadão Baiano ao executivo José Mário Malaguti, da Belgo Bekaert do Nordeste, sob o olhar de sua esposa, Vera Lúcia
Foto: null

Mineiro de São Sebastião do Paraíso, José Mário Malaguti teve chancelado ontem pela Assembléia Legislativa o forte laço profissional e afetivo que o une a nosso estado ao receber em sessão solene da Assembléia Legislativa o título de Cidadão Baiano, conferido pela Casa de forma unânime, aprovando em plenário proposição neste sentido da deputada Eliana Boaventura(PP). Emoção e humor marcaram as falas da proponente e do homenageado, que discursaram para mais de 100 pessoas.

A sessão foi aberta pelo presidente do Poder, deputado Clóvis Ferraz (PFL), às 15h40, com a composição da mesa de honra e a constituição de uma comissão integrada pelos deputados Vespasiano Santos(PFL), Walmir Mota (PPS) e Júnior Magalhães(PP) para conduzir José Mário Malaguti ao plenário, onde foi recebido com aplausos dos assistentes de pé para saudá-lo. Além de executivos e homens de negócio da Bahia ? Feira de Santana em destaque ? e do Centro-Sul do Brasil, compareceram secretários de Estado, diretores de órgãos da Secretaria de Minas e Energia, vereadores da capital e de Feira de Santana, representantes das Forças Armadas e outras autoridades.

Coube à deputada Eliana Boaventura saudar o executivo, que é presidente do conselho de administração da Belgo Bekaert do Nordeste, empresa do grupo Belgo, antigo Belgo Mineira, instalada em Feira de Santana e que possui estreita ligação com aquela cidade e sua gente. Além de garantir emprego e renda para centenas de famílias feirenses, a empresa trabalha sob a orientação de José Mário Malaguti com a "mais profunda consciência social", investindo em diversos programas complementares que beneficiam estudantes, crianças e famílias carentes, além de bancar ações voltadas para a preservação do patrimônio histórico de Feira e para a proteção do meio ambiente.

A parlamentar é uma das representantes do município na Assembléia Legislativa e considera "ter cumprido um dever de consciência" ao ter trabalhado para conceder a "mais significativa honraria do nosso estado para aqueles que não nasceram em seu solo, mas que trabalharam para seu engrandecimento". Eram 16h quando ela encerrou a sua fala e entregou, junto com o presidente Clóvis Ferraz, ao homenageado o diploma em aço que simboliza a concessão do título de Cidadão Baiano ao mineiro interiorano, que foi novamente aplaudido de pé.

Em seu agradecimento de 15 minutos, José Mário Malaguti frisou que considerava "a cerimônia como imensa generosidade desta augusta Casa e de seus integrantes". Ele falou ainda de sua carreira no grupo Belga e dos fortes laços que o ligam a Feira de Santana e à Bahia, começando por lembrar o período em que residiu pela primeira vez aqui, em Salvador, entre 1977 e 1978, retornando em 2001, já para Feira de Santana. Ele se revelou como um bom jogador de sinuca ? que "abafava" na Associação Atlética ? e um admirador da mão-de-obra local, "que nada deve à do Rio ou de São Paulo". Agradeceu ainda o apoio recebido da esposa, dona Vera Lúcia de Freitas Malaguti, presente aos trabalhos, e aos demais familiares ? além de louvar "a ação dos companheiros de trabalho na fábrica e em todo o grupo empresarial em que ela está inserida".



Compartilhar: