O deputado Gildásio Penedo, líder do PFL, apresentou moção de congratulações pela passagem dos 47 anos de emancipação política de Sátiro Dias, ocorrida no último dia 14. O município foi desmembrado de Inhambupe, por força da Lei Estadual no 1032, de 14/08/1958, assinada pelo então governador Antônio Balbino, com a denominação atual.
No documento, o parlamentar informa que foi o então deputado João Carlos Tourinho Dantas, neto de Cícero Dantas (o Barão de Jeremoabo), o autor do projeto que propôs a emancipação do distrito de Sátiro Dias, elevando-o à condição de município. Seus limites são com Inhambupe, Nova Soure, Olindina, Biritinga e Água Fria.
A economia da região está baseada na agricultura, com predominância nas culturas de feijão, milho, mandioca, melancia e maracujá, conta Gildásio Penedo, ressaltando que o município já chegou a ser um dos maiores produtores baianos de maracujá e a ter expressiva produção de batata-doce. Segundo registros na Juceb, a cidade possui 41 indústrias, ocupando o 141o lugar na posição geral do estado, e 109 estabelecimentos comerciais ? o que a coloca na 224a posição dentre os municípios baianos. Seu parque hoteleiro registra 14 leitos. Sátiro Dias foi um dos produtores de petróleo, com os poços de Quererá e Sempre Viva, hoje desativados. Em seu território, a Petrobras descobriu uma das primeiras ocorrências de gás natural do país, entre os anos 50 e 60.
O pefelista aproveita a oportunidade para parabenizar os habitantes da região, bem como o ex-prefeito Joaquim Neto e o atual Márcio José Leão Nunes, destacando "a excelente administração", a qual é voltada para o progresso e desenvolvimento econômico e social do município, o que resulta na constante busca de uma melhor condição de vida para seus habitantes.
REDES SOCIAIS