A Comissão de Educação, Esportes e Serviços Públicos da Assembléia Legislativa decidiu participar da luta da comunidade de Cajazeiras para implantação de cursos de nível superior na região. Os deputados integrantes do colegiado assinaram indicações conjuntas nesse sentido para o Ministério da Educação, Universidade Federal da Bahia (Ufba), o governador Paulo Souto e a reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Ivete Sacramento.
O objetivo, segundo explicou o deputado Antonio Rodrigues (PFL), presidente da comissão, é que a Ufba ou a Uneb leve alguns cursos para atender à demanda da região, que concentra cerca de 500 mil pessoas. Ele lembrou que a Uneb já possui campi em diversas cidades do interior e que o reitor da Ufba, Naomar Almeida, já anunciou a intenção de criar novos cursos no Recôncavo e em Barreiras. "Por que não levar cursos para outras regiões da cidade também?", questionou Rodrigues.
A idéia de levar cursos superiores para Cajazeiras foi levada pela própria comunidade aos membros da comissão. O deputado Emério Resedá (PFL) foi nomeado relator do pedido e seu parecer apoiando a criação dos cursos foi aprovado pelos demais integrantes do colegiado. "Essa comissão funciona como uma caixa de ressonância dos anseios da população. Como entendemos que o pleito era viável decidimos encampá-lo junto a essas instituições, que podem de fato implantá-los", explicou Antonio Rodrigues.
O presidente do colegiado lembrou que as universidades particulares estão se instalando em diferentes pontos de Salvador e da região metropolitana. E destacou que a criação dos cursos de nível superior acaba funcionando como fator de desenvolvimento e de permanência das pessoas nos bairros onde moram. "Por isso é importante não só levar a universidade para um bairro como Cajazeiras, mas também outros equipamentos como bancos, unidades de saúde e escolas de ensino médio, dentre outros", avalia.
PAU DA LIMAOutro assunto discutido ontem foi a participação dos integrantes da comissão em um encontro promovido pela comunidade de Pau da Lima para discutir a implantação de uma escola de ensino médio no bairro. A comissão já levou o pedido ao governo do Estado, que anunciou ter recursos para construção da unidade e a existência da demanda no bairro, faltando apenas o local adequado. No encontro, que acontecerá na próxima terça-feira, os deputados pedirão à comunidade que tente encontrar no bairro um terreno que possa vir a abrigar a unidade educacional.
REDES SOCIAIS