Os integrantes do Comitê de Imprensa da Assembléia Legislativa escolheram, em votação secreta, os 21 parlamentares que concorrerão aos quatro prêmios de Destaque Parlamentar, versão 2005, que serão definidos na tradicional eleição do final do ano. Foi, portanto, mantida a escolha dos melhores do ano em duas votações, experiência iniciada no ano passado, ficando a primeira fase restrita aos profissionais envolvidos na cobertura diária dos trabalhos do Legislativo. Onze jornalistas e radialistas definiram os 21 nomes ? um terço das cadeiras do plenário.
A data da outra votação será fixada nos próximos dias pela diretoria do comitê, como explica seu presidente, jornalista Raimundo Machado, que salienta ser a decisão em dois turnos um mecanismo destinado a focalizar a escolha dos quatro melhores entre aqueles com atuação mais eficaz no ano, algo nem sempre percebido pelo colégio eleitoral expandido da votação definitiva.
CREDENCIADOSNa segunda fase serão colhidos os votos de profissionais credenciados por emissoras de televisão, representantes de entidades de classe, como os sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas, e editores de jornais, entre outros não diretamente presentes na Assembléia, o que eventualmente poderia gerar injustiças dado o caráter subjetivo desse tipo de escolha. O comitê está fazendo o credenciamento de jornalistas e radialistas junto às empresas de comunicação.
Votaram na primeira fase do processo de escolha os jornalistas Ivan de Carvalho, Malu Fontes, Raimundo Machado, Valmir Palma, Alexandre Reis, Paulo Bina, Oswaldo Lyra, Cintya Kelly e Humberto Sampaio e os radialistas Itamar Ribeiro e Luiz Roberto.
E os parlamentares selecionados foram, em ordem alfabética, Álvaro Gomes (PCdoB), Antonio Rodrigues (PFL), Arthur Maia (PSDB), Clóvis Ferraz (PFL), Edmon Lucas (PTB), Edson Pimenta (PCdoB), Emiliano José (PT), Gilberto Brito (sem partido), Gildásio Penedo (PFL), Heraldo Rocha (PFL), Júnior Magalhães (PP), Jusmari Oliveira (PFL), Lídice da Mata (PSB), Marcelo Nilo (PSDB), Paulo Azi (PFL), Paulo Câmera (PFL), Targino Machado (PMDB), Vespasiano Santos (PFL), Walmir Mota (PPS), Zé Neto (PT) e Zilton Rocha (PT).
REDES SOCIAIS