Uma sessão especial da Assembléia Legislativa, ontem, às 15h, marcou o transcurso dos dez anos de implantação do Serviço de Atendimento ao Cidadão, SAC. Solicitada pelo deputado Júnior Magalhães(PP), que através de parceria com a prefeitura da cidade conseguiu implantar uma unidade do serviço em Candeias, sua principal base eleitoral, a sessão contou com a presença do governador Paulo Souto e da quase totalidade do secretariado estadual. Cerca de 200 pessoas lotaram o plenário da Casa, que precisou trocar as poltronas usadas durante os trabalhos ordinários para acomodar as autoridades presentes em cadeiras menores.
O chefe do Executivo chegou ao Legislativo dez minutos antes do início dos trabalhos e foi recepcionado na rampa de acesso ao Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, guarnecida de tapete vermelho, pelo presidente da Casa, deputado Clóvis Ferraz (PFL), e outros integrantes de sua base de sustentação. Foi levado ao Salão Nobre, de onde seguiu para o plenário acompanhado dos correligionários, inovando no protocolo usado habitualmente em solenidades semelhantes. Paulo Souto entrou na sala das sessões sob aplausos. Antes dos pronunciamentos, foi exibido um vídeo institucional que explica o conceito que norteia o SAC, assim como evidencia o seu enorme impacto na vida dos baianos. O serviço possui oito postos em Salvador, 17 no interior e dois SACs móveis que já visitaram todos os municípios da Bahia.
O primeiro a discursar foi o autor da proposição que resultou na realização dos trabalhos, Júnior Magalhães, que detalhou a trajetória vitoriosa desse "ousado programa que resgatou o sentido da expressão ? serviço público ? em nosso estado e em todo o Brasil". Ele esclareceu que o SAC inspirou iniciativas semelhantes, colocando "excelência" no atendimento ao público, instalando várias repartições estaduais, federais e municipais num mesmo ambiente. O parlamentar citou números que evidenciam a grandeza do trabalho prestado pela SAC à Bahia e aos baianos. Foram realizados "nada menos que 72 milhões de atendimentos nesse período e estão envolvidos com esse novo conceito de atendimento cerca de 600 órgãos das três esferas de poder".
A fala do parlamentar foi secundada por pronunciamento do secretário da Administração, Marcelo Barros, igualmente centrado em demonstrar a qualidade dos serviços prestados pelo SAC ? e a sua agilidade ? relacionando essas características à melhoria da qualidade das condições de vida dos baianos. Desburocratização e conforto marcam os serviços do SAC, disse Barros, que lembrou o fato da iniciativa já haver sido distinguida com um prêmio conferido pela Organização das Nações Unidos. Ele disse que o serviço inspirou propostas semelhantes em 23 estados brasileiros e em alguns países. Citou como exemplo o "paulista" Poupatempo e registrou o descortino do governador Paulo Souto, responsável por sua implantação em 1995.
Os trabalhos prosseguiram com o discurso do governador Paulo Souto também voltado para a análise dos avanços produzidos por essa iniciativa em todo o serviço público baiano. O chefe do Executivo evidenciou que esta experiência vitoriosa está se espraiando por outros segmentos do serviço publico estadual, sempre na busca da excelência e para o serviço público dignificar quem o executa e quem o recebe.
Antes do encerramento, o presidente Clóvis Ferraz também fez um curto pronunciamento elogiando a qualidade dos serviços do SAC e o governador Paulo Souto, pela coragem de adotar uma iniciativa revolucionária e vitoriosa há dez anos atrás. Ele agradeceu o trabalho dos técnicos do SAC e conclamou o governador a continuar nos governando com esta capacidade, transformando a Bahia num estado mais desenvolvido e com justiça social.
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