MÍDIA CENTER

João Bonfim pranteou vereador César Ladeia

Publicado em: 02/09/2005 08:35
Editoria: Diário Oficial

Compromisso do correligionário com Caetité e sua gente destacado na moção
Foto: null
 

O falecimento do vereador César Teixeira Ladeia, de Caetité, consternou o deputado João Bonfim (PHS), que registrou seu pesar na Assembléia Legislativa com uma moção em que se solidariza com a "dor de seus familiares e amigos" e também com toda a população do município, "onde este eminente cidadão era bastante estimado." O deputado traçou um perfil de César Ladeia, que nasceu em Caetité, em 21 de abril de 1940, falecendo aos 65 anos, no dia 25 de agosto.

Sua morte deixou inconsoláveis a viúva Cideny Ladeia e seus quatro filhos, Júlio César, Etiene César, Rita e Claudionor César, pois sempre foi, além de cidadão exemplar, um homem devotado à família e aos seus muitos amigos ? que sabia cultivar como ninguém. Segundo o parlamentar, desde jovem ele ingressou na política, levado pelo respeito e popu-laridade que o povo de sua terra lhe devotava, especialmente "na região de Pajeú do Vento, de onde tornou-se seu legítimo representante."

Ele se elegeu vereador pela primeira vez em 1972, "realizando um mandato marcante e se credenciando para outras vitórias em todos os pleitos subsequentes", frisou João Bonfim, que destacou uma interrupção nessa carreira como vereador em 1982, quando ele se elegeu vice-prefeito na chapa encabeçada pelo prefeito Clarismundo Francisco Pontes. Encerrado o mandato como vice-prefeito, continuou o deputado que é um dos representantes de Caetité e daquela região no Legislativo estadual, César Ladeia retornou à Câmara de Vereadores em 1988.

Permaneceu no exercício de sucessivos mandatos até o seu prematuro falecimento, acrescentou o deputado. Ao todo, foram sete ? um recorde na Câmara Municipal de Caetité. João Bonfim listou ainda os cargos ocupados por Ladeia em sua longa passagem pela política municipal, salientando a sua ascensão à presidência da Câmara no biênio 2001/2002, e o cargo de primeiro secretário, que ocupava ultimamente, "sendo, portanto, justo que se registre nesta moção a tristeza pela perda desse eminente cidadão."

"Ele foi um político bastante atuante, sendo combativo, corajoso, experiente e admirado por aliados e adversários, como demonstra a eleição de seu filho mais velho, Júlio César, também para a vereança com significativa votação", disse. O deputado completou lembrando que César Ladeia foi o baluarte e o braço direito da vitória e da gestão do atual prefeito de Caetité, Ricardo Ladeia, seu sobrinho.



Compartilhar: